Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Cuidado com a cidade

Conselho Municipal do Meio Ambiente de Curitiba faz balanço das ações feitas durante o ano

Conselho Municipal do Meio Ambiente de Curitiba faz balanço das ações feitas durante o ano. Foto: Divulgação

O Conselho Municipal do Meio Ambiente de Curitiba (CMMA) fez a última reunião ordinária de 2023, nessa quinta-feira (30/11). Os conselheiros deliberaram sobre os recursos de multas ambientais analisados pela Câmara Técnica de Controle Ambiental, debateram e viram a apresentação da Câmara Técnica de Controle Social dos Assuntos de Saneamento Básico - CTCSS, com os trabalhos realizados ao longo de 2023, e também elencaram assuntos para serem debatidos na primeira reunião do CMMA em 2024.

A presidente do Conselho, e secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza do Carmo Dias, também fez um balanço de como foi o trabalho do CMMA ao longo de 2023. “Esse ano foi bastante produtivo, tivemos pautas em várias áreas, como o lançamento da compostagem doméstica com o COM-POS-TE Curitiba e a aprovação do Plano Municipal de Resíduos Sólidos”, disse Marilza.

“Agradecemos a todos os conselheiros por discutirem as ações ambientais que fazem diferença na cidade e que podemos retornar com força total em 2024”, definiu a secretária do Meio Ambiente.

O secretário-executivo do Conselho, Ibson Gabriel Martins de Campos, também lembrou que estão abertas as inscrições para as Organizações não-governamentais interessadas em participar das próximas eleições de representantes para o Conselho Municipal do Meio Ambiente - CMMA.

O cadastramento está disponível até o dia 3 de janeiro de 2024 e deve ser feito pelo Sistema de Protocolo Eletrônico (Procec). As ONGs atualmente cadastradas deverão obrigatoriamente renovar seu cadastro. “O papel do Conselho é acompanhar, analisar, propor e deliberar sobre questões que envolvem assuntos relacionados ao meio ambiente”, explicou Campos. 

Conselho

Fazem parte do CMMA servidores das secretarias municipais do Meio Ambiente, do Urbanismo, da Educação, da Saúde, de Segurança Alimentar e Nutricional, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA, do Instituto Água e Terra - IAT, da Câmara Municipal de Curitiba - CMC, das universidades Unifacear, Uninter, IFPR, UFTPR, dos Conselhos de Classe (CREA, CRBIO), da Federação das Indústrias do Estado do Paraná - FIEP, da Associação Comercial do Paraná - ACP, da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, da Federação Comunitária das Associações de Moradores de Curitiba e Região Metropolitana - FEMOCLAM, e das Organizações Não Governamentais (ONGs) da área de meio ambiente Arayara, SPVS, Mater Natura, Projeto Ajudei, Amigo Animal e Sustentaris.