Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Integração

Conselho fiscal do consórcio das Guardas Municipais da RMC toma posse

Prefeito Rafael Greca dá posse aos membros do Conselho Fiscal do Consórcio Intermunicipal das Guardas Municipais da Região Metropolitana de Curitiba (COIN-GM). Curitiba, 14/02/2023. Foto: Pedro Ribas/SMCS

O prefeito Rafael Greca deu posse aos integrantes do conselho fiscal do Consórcio Intermunicipal das Guardas Municipais da Região Metropolitana de Curitiba (Coin-GM). O ato foi na tarde desta terça-feira (14/2), na primeira assembleia-geral do Coin-GM do ano, que aconteceu no Salão Brasil da Prefeitura de Curitiba. Prefeitos e representantes de municípios metropolitanos participaram da cerimônia.

“O consórcio representa a união das cidades e traz benefícios para a sociedade. As guardas municipais exercem um importante trabalho complementar e de apoio às polícias. É uma forma de nos ajudarmos e fortalecermos políticas conjuntas de segurança e defesa social. A Grande Curitiba é uma só”, afirmou o prefeito, que também é presidente do consórcio.

O Conselho Fiscal do Coin-GM é composto por dez conselheiros titulares e seus suplentes, sendo um representante de cada município integrante.

Além da posse, os prefeitos também referendaram a indicação do secretário executivo, que irá coordenar os trabalhos do consórcio. O nome aprovado foi o do supervisor José Carlos da Silva, guarda municipal de Curitiba.

Outra novidade anunciada no evento foi a inauguração da sede própria do órgão no fim de março. O espaço será junto ao novo prédio da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito de Curitiba, no Alto da XV.

Participaram da assembleia os prefeitos de Colombo, Helder Luiz Lazarotto; de Pinhais, Rosa Maria; de Mandirituba, Luis Antônio Biscaia; de Fazenda Rio Grande, Marcos Antonio Marcondes da Silva; de São José dos Pinhais, Margarida Maria Singer; os secretários municipais de Ordem Pública de Campina Grande do Sul, Jeferson Cordeiro; de Campo Largo, Samir Moussa; de Quatro Barras, Laertes Andretta; e o secretário municipal de Segurança Pública de Araucária, Antonio Edison dos Santos Souza.

Compareceram também o secretário para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Leverci Silveira Filho; o comandante da Guarda Municipal de Curitiba, Carlos Celso dos Santos Júnior; o superintendente executivo de Defesa Social e Trânsito, José Semmer Neto; o diretor do Gabinete de Gestão Integrada, Munir Guérios Filho; e a assessora especial do gabinete do prefeito, Cibele Fernandes Dias.

Consórcio das Guardas Municipais

O Coin foi idealizado e liderado por Curitiba, sob coordenação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) Municipal. Um protocolo de intenções foi firmado em abril de 2017, no qual os dez municípios comprometeram-se a, individualmente, aprovar suas leis municipais de autorização para ingresso no consórcio, que tem como sede o município de Curitiba, junto à Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito.

Em alta