O Conselho da Cidade de Curitiba (Concitiba) aprovou na 59ª Reunião Ordinária, realizada por videoconferência na quinta-feira (25/3), o calendário anual e definiu as pautas a serem avaliadas pelas câmaras temáticas. Em manifestação coletiva no encontro virtual, os conselheiros também exaltaram a ação da Prefeitura de Curitiba na prevenção e controle da pandemia do novo coronavírus. As inciativas do prefeito Rafael Greca e da secretária Municipal da Saúde, Márcia Huçulak, foram destacadas pela atenção à população no combate ao vírus.
“O prefeito e a secretária de Saúde foram, de todos os prefeitos e secretários de saúde que eu vi, os únicos que choraram junto com a população. Graças a esses esforços pela amenização da covid-19 nosso instituto hoje tem vários integrantes de 90 anos”, afirmou a conselheira Janaina de Fátima Chudzik, do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná (IHGPR).
Para o calendário deste ano estão previstas cinco reuniões (no ano passado houve três encontros do Concitiba, por conta das eleições municipais e de questões relacionadas à pandemia). Nesta primeira reunião do Conselho da Cidade de 2021, os conselheiros aprovaram as pautas que serão tratadas ao longo do ano, incluindo câmaras temáticas, planos urbanísticos, planos setoriais e regionais.
Planos Regionais
Na reunião, coordenada pela secretária-executiva do Concitiba, Sheila Branco, foram apresentadas ao conselho as diretrizes de cinco Planos Regionais das administrações do Bairro Novo, Boa Vista, Boqueirão, Cajuru e Pinheirinho, que estão em curso no instituto. Para cada plano regional há um coordenador, do corpo de arquitetos da Diretoria de Projetos do Ippuc. Os Planos Regionais têm foco no desenvolvimento urbano local e vínculo com o Plano de Governo da gestão Rafael Greca. A sua atualização atende ao que prevê o Plano Diretor e os Planos Setoriais.
“Ter um coordenador para cada uma das dez regionais é muito gratificante, porque podemos nos dirigir até eles e dirimir nossas dúvidas”, observou o conselheiro e vereador Oscalino do Povo.
Participantes
Participaram da 59ª Reunião Ordinária do Concitiba o vereador Oscalino do Povo, representando o Poder Legislativo. De parte das entidades do setor produtivo, Mariane Erbanor Romeiro, representou o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Paraná (Sinduscon) e Marcelo Ivanildo dos Santos Alves, a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). Representando as entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa, Juliano Geraldi, do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB); Guido Dezordi, da Associação das Empresas e Profissionais de Design do Paraná (Prodesign-PR); Andrea Luiza Curralinho Braga, do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS-PR); Silvio Parucker, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Janaina de Fátima Chudzik, do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná (IHGPR). Das entidades dos trabalhadores, Lafaiete Santos Neves, da Associação dos Professores da UFPR (APUFPR-SSIND); Luiz Henrique Calhau da Costa, do Sindicato dos Engenheiros do Paraná (Senge-PR); Luciano Surek, do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Paraná (Sindarq-PR). Como representantes dos movimentos populares, Mauro Algacir Gonçalves da Costa, da Associação dos Moradores de Saturno; Sérgio dos Santos, do Centro Comunitário Alto Bela Vista; Regina Márcia Lima, da Associação de Moradores e Amigos da Vila Jerusalém (Amaj).
Pelo poder público municipal, Ricardo Antonio de Almeida Bindo e Maria Cristina Trovão Santana, do Ippuc; Mabel Tevah, da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN); Denise Mikoto Murata, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA); Viviane Poletto, da Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento (SMF); Frederico Augusto Munhoz da Rocha Lacerda e Marcello Moreira dos Santos, da Agência Curitiba de Desenvolvimento; Cyntia Ville Cardon, da Secretaria do Governo Municipal (SGM); Rosane Aparecida Knoll da Silva, da Secretaria Municial do Urbanismo (SMU); Aldemar Venâncio Martins Neto, da URBS; Roberta Gehr Kuster, da Cohab; Gustavo Garret e Mirian Voss, da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT).