Já está disponível na página do Consórcio Intermunicipal para Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos (Conresol), responsável pela destinação do lixo na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), a consulta pública à minuta da reedição do edital de licitação para implantação do Sistema Integrado e Descentralizado de Tratamento e Disposição Final de Resíduos Sólidos.
Os comentários, sugestões e pedidos de esclarecimentos poderão ser encaminhados por escrito pelo e-mail admfinanceira.conresol@curitiba.pr.gov.br ou por correspondência para o endereço físico da entidade, na Avenida Manoel Ribas, 2.727, Bloco G, no bairro Mercês, em Curitiba.
Após o período de consulta, está prevista a realização da audiência pública no dia 17 de agosto (quarta-feira), às 10h, no auditório da Regional Santa Felicidade (Rua Santa Bertila Boscardin, 213, Rua da Cidadania - Santa Felicidade, Curitiba). A publicação da licitação deve acontecer em setembro.
Uso de aterros
A aprovação do relançamento do edital pelos prefeitos dos municípios que fazem parte da entidade aconteceu em assembleia presidida pelo prefeito de Curitiba, Rafael Greca, no último dia 20 de julho, na capital.
“Essa reunião tem o objetivo de buscar um jeito inovador de pensar os nossos resíduos, um problema que existe no mundo todo e há muito tempo”, observou Greca, na ocasião.
Entre os resultados esperados do novo sistema está a redução significativa - de forma gradativa - dos resíduos encaminhados a aterros sanitários, com a melhoria da separação e reaproveitamento energético.
As mudanças
O relançamento da concorrência acontece após a suspensão solicitada pelo Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) e o período mais grave da pandemia. O novo edital contempla as mudanças pelo TCE-PR e pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR).
Confira a minuta do edital.
O Conresol
Formado por 24 municípios da Região Metropolitana de Curitiba, o consórcio é responsável pela organização da gestão do sistema de tratamento e destinação dos resíduos sólidos. Abrange uma área de cerca de dez mil quilômetros quadrados, com mais de três milhões de habitantes.
Fazem parte do grupo: Adrianópolis, Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Contenda, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Mandirituba, Quatro Barras, Quitandinha, Rio Branco do Sul, Piên, Pinhais, Piraquara, São José dos Pinhais, Tijucas do Sul e Tunas do Paraná.