Atletas apoiados pela lei de Incentivo ao esporte da Prefeitura de Curitiba conquistaram resultados importantes no feriado. Em competições disputadas na França, Inglaterra e no Paraguai, os curitibinhas brilharam e conquistaram o lugar mais alto do pódio.
As conquistas começaram na quinta-feira (6/4), quando as irmãs Talhia Cavalcanti Reikdal, 12 anos, e Maria Joaquina Cavalcanti Reikdal, 14 anos, levaram o título do Campeonato Sulamericano de Patinação Artística em Rodas no Paraguai.
Com movimentos graciosos e precisos, as patinadoras que treinam na Arena de Patinação, em Curitiba, impressionaram os juízes. Esta conquista é fruto de anos de treinamento intenso e da paixão pela modalidade.
As atletas contam com o apoio da Prefeitura, através da lei de incentivo ao esporte. O incentivo é fundamental para o desenvolvimento dos atletas e para a promoção da cidade no cenário esportivo. A cidade também oferece aulas gratuitas de patinação para os curitibinhas através do portal Curitiba em Movimento.
Paratriathlon
No sábado (8/4) foi a vez do paratriatleta Ronan Cordeiro, também incentivado pela Prefeitura, ser o primeiro sul-americano amcampeão na categoria paralímpica no Arena Games.
A prova foi disputada no Aquatic Center no Queen Elizabeth Olympic Park, em Londres, e organizada pela Super League Triathlon com distâncias de 300 m de natação, 10 km de ciclismo e 2 km de corrida.
Na primeira participação de paratletas sul-americanos no Arena Games, Renan se sagrou campeão.
“Vou guardar com carinho cada momento no meu coração, é uma realização de um sonho participar e conquistar o ouro em uma competição tão importante quanto esta”, festejou Ronan.
Ginástica
Para fechar o fim de semana dourado no domingo (9/4), Bárbara Domingos voltou a fazer história. Uma semana após ser a primeira brasileira no pódio de uma etapa da Copa do Mundo de ginástica rítmica em uma disputa individual, a curitibana de 23 anos venceu o Grand Prix de Thiais (França) na prova da fita. Nunca uma ginasta do país havia obtido uma medalha em um evento deste nível.
Bárbara conseguiu a nota 31.100 e o pódio foi completado pela húngara Fanni Pigniczki (29.250) e pela francesa Hélène Karbanov (29.000).
“Essa medalha foi construída a tantas mãos... Estamos fazendo história, deixando um legado e vocês estão nos ajudando nessa trajetória”, disse Bárbara.
Para Carlos Pijak Jr, secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, as conquistam provam que as politicas públicas de incentivo ao esporte de Curitiba estão transformando a cidade na capital nacional do esporte.
"Nossas instalações, professores e profissionais são de nível internacional e por isso resultados como estes vão aumentar a cada ano”, disse Pijak.
Incentivo ao Esporte
O Programa Municipal de Incentivo ao Esporte prevê a captação de recursos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) que são investidos diretamente em projetos esportivos desenvolvidos em Curitiba.