Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Reconhecimento

Conheça os homenageados com a medalha da Ordem da Luz dos Pinhais, honraria máxima de Curitiba

Cerimômia de entrega da Comenda Ordem da Luz dos Pinhais, no Memorial de Curitiba. Na imagem, o prefeito Rafael Greca e a primeira-dama Margarita Sansone, entregam a Comenda ao médico Marlus Sidney Moro. Curitiba, 21/09/2023. Foto: José Fernando Ogura/SMCS

O prefeito Rafael Greca entregou, nesta quinta-feira (21/9), no Memorial de Curitiba, a medalha da Ordem da Luz dos Pinhais para os seguintes homenageados (em ordem alfabética):

Homenageados com a Ordem da Luz dos Pinhais falam de amor e dedicação ao desenvolvimento de Curitiba

Alaíde Costa, cantora

Nascida no Rio de Janeiro em 1935, Alaíde Costa é uma das maiores vozes da música brasileira. Sua primeira apresentação aconteceu aos 11 anos de idade. Com incríveis 70 anos de carreira, ela já brilhou no Queen Elizabeth Hall, em Londres. Neste ano, apresentou-se em Portugal, acompanhada da Orquestra de Jazz do Algarve. Seu mais recente álbum, "O que meus calos dizem sobre mim", foi aclamado como o melhor lançamento de MPB no 30º Prêmio da Música Brasileira. Em Curitiba, Alaíde Costa tem uma ligação marcante com o público, em especial com o Teatro do Paiol, um lugar que guarda memórias emocionantes de suas apresentações. Sua última performance, em março deste ano, no espetáculo "Pérolas Negras", foi um evento histórico que marcou a reinauguração do espaço. Ao lado de Eliana Pittman e Rosa Maria, Alaíde celebrou não apenas a música, mas também a força da arte.

Antônio Celso Mendes, coronel da PM e presidente da Academia de Letras dos Militares Estaduais do Paraná (Almepar)

O coronel reformado da Polícia Militar do Paraná, Antônio Celso Mendes, mineiro nascido em 18 de fevereiro de 1934, chegou ao Paraná trazendo consigo um compromisso incansável com o pensamento profundo. Ingressou na PM, em 1953, e rapidamente escalou os degraus da hierarquia militar e se tornou chefe do Gabinete Militar durante o segundo governo de Ney Braga. Formado em Direito, ele nunca escondeu sua inclinação pedagógica, literária e filosófica. Antônio Celso Mendes é membro de diversas entidades culturais, incluindo a Academia Paranaense de Letras onde ocupa a cadeira 34, o Círculo de Estudos Bandeirantes e a Academia Brasileira de Ciências Morais e Políticas no Rio de Janeiro. Ele também é presidente da Academia de Letras dos Militares Estaduais do Paraná (Almepar).

Conde Bernard de Laguiche, presidente da Agro Mercantil Vila Rica Ltda

Com vasta experiência profissional em empresas nacionais e multinacionais dos segmentos químico e farmacêutico, o conde francês Bernard de Laguiche atuou por mais de 13 anos como diretor financeiro em diversas áreas e projetos com foco na boa governança, controladoria, reestruturação financeira-administrativa-societária, fusões e aquisições, relações com investidores, gestão de risco e mercados emergentes. É formado em Contabilidade e Finanças pela University of St. Gallen e pós-graduado em Agronegócios (MBA) pela ESALQ – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Trabalhou como diretor presidente do Grupo Ortus S.A., membro do conselho administrativo da Solvay (2013-2021) e presidente do conselho da Peróxidos do Brasil (2014-2021), empresa que, durante a pandemia do coronavírus, doou 32 mil litros de peróxido de hidrogênio para a Prefeitura de Curitiba higienizar estações-tubo, terminais de ônibus e outros locais públicos de grande concentração de pessoas. Atualmente é presidente da diretoria da Agro Mercantil Vila Rica Ltda. Assumiu a presidência do conselho deliberativo do Instituto Aliança Contra Hanseníase.

Guilherme Luiz Dias, delegado-chefe da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente de Curitiba

Nascido em Curitiba em 31 de janeiro de 1990, o delegado da Polícia Civil do Paraná, Guilherme Luiz Dias, sempre teve interesse na área do Direito, como forma de contribuir para a sociedade. Assim, terminou o ensino médio e ingressou na faculdade de Direito no Centro Universitário Curitiba aos 18 anos, em 2008. Ao se formar, Dias já desenvolvia interesse nas áreas ambiental e criminal, e pouco tempo depois, em 2014, ele se tornou um dos mais jovens delegados da história da Polícia Civil do Paraná, aos 23 anos. Com passagens pelo Núcleo de Repressão a Crimes Econômicos, pela Divisão de Combate à Corrupção e pela Delegacia de Estelionato, Dias hoje atua na área que sempre teve mais interesse – o meio ambiente – como delegado-chefe da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente de Curitiba, cargo que ocupa desde 2022.

Horsch Brasil, fabricante de máquinas e implementos agrícolas em Curitiba

A multinacional alemã Horsch chegou a Curitiba em 2014, inicialmente no bairro Campo de Santana para desenvolver produtos para o mercado brasileiro. É líder global de tecnologia agrícola inovadora e soluções modernas para o cultivo do solo, a semeadura e a proteção de plantas. Em 2023, inaugurou uma nova fábrica na Cidade Industrial de Curitiba de máquinas e implementos agrícolas, a segunda maior do grupo no mundo. A empresa tem compromisso com excelência e inovação como uma força significativa no cenário agrícola brasileiro. Somente na nova unidade da capital, o grupo multinacional alemão investiu 60 milhões de euros, gerando 350 empregos diretos e outros mil indiretos. Fundador da Horsch, Traugott Horsch recebe a honraria de Curitiba em nome da multinacional alemã com sede brasileira na capital.

Ebanx, unicórnio curitibano

Quando o curitibano Alphonse Voigt se uniu ao conterrâneo João Del Valle e ao paulistano Wagner Ruiz para discutir a ideia de começar o Ebanx na capital paranaense, em 2012, já estava seguro do sucesso da empresa. A fintech criada pelos três tornou-se, em 2019, o primeiro unicórnio (empresa de tecnologia avaliada em mais de US$ 1 bilhão) da capital e do sul do Brasil. O Ebanx oferece soluções financeiras internacionais e conecta consumidores latino-americanos a empresas globais, como Spotify, Uber, Airbnb e AliExpress. O Ebanx já firmou parcerias com a Prefeitura em atrações do Natal de Curitiba e, durante a pandemia, doou máscaras a profissionais do SUS Curitibano. Atualmente, a fintech conta com mais de 700 colaboradores e atua na América Latina, África do Sul, China, Nigéria, no Quênia, no Reino Unido, em Cingapura e nos Estados Unidos. Um dos fundadores do Ebanx, João Del Valle recebe a honraria de Curitiba em nome da empresa.

Helen Anne Butler Muralha, médica ginecologista e obstetra

Nascida em Curitiba, em 17 de janeiro de 1931, Helen Anne Butler Muralha é filha de emigrantes da Letônia. Médica, formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 1954, com residência em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital das Clínicas de São Paulo, atuou por 66 anos em consultório particular e em diversos hospitais. Foi professora de Clínica Propedêutica da UFPR e PUCPR, além de participar da criação do Conselho Regional de Medicina (CRM) do Paraná. É membro honorário da Academia Paranaense de Medicina e recebeu, em 2019, a Medalha de Lucas do CRM-PR. É também formada em curso superior de piano na Academia Antonio Melilo. Viúva de Sidónio Muralha, com o apoio dos filhos e amigos, instituiu a Fundação Sidónio Muralha, para salvaguardar a obra do poeta português.

Ilan Cuperstein, diretor regional da C40 para a América Latina

Uma das vozes mais importantes da América Latina na busca por cidades mais sustentáveis ambientalmente, Ilan Cuperstein nasceu no dia 27 de setembro de 1986, no Rio de Janeiro. Ele é o diretor regional da C40 (Rede de Grandes Cidades para Liderança Climática) para a América Latina, responsável por liderar o engajamento das 12 cidades-membro da região nos projetos e programas da rede. Cuperstein trabalhou anteriormente no Centro Brasil China para Mudança do Clima por seis anos, onde foi responsável por abrir e gerir o escritório em Beijing por três anos, gerenciando projetos bilaterais em energia limpa, veículos elétricos e outras tecnologias sustentáveis. Ele é formado em Relações Internacionais pela PUC-RJ e tem um mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela London School of Economics.

Iwan Sabatella Filho, proprietário da empresa Correcta Engenharia

Iwan Sabatella Filho nasceu em 12 de abril de 1943, no município de Ponta Grossa (PR). É casado com a professora pedagoga Marilza Ribeiro Sabatella, com quem tem dois filhos, Iwan e Letícia Sabatella, atriz. Iwan vive para a Engenharia, profissão em que se graduou em 1965, com diploma de Engenheiro Mecânico e Eletricista com extensão Civil, pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá (MG). Atualmente é proprietário da empresa Correcta Engenharia, com sede em Curitiba, e atua com projetos no setor de geração e transmissão de energia, aconselhamento técnico e de engenharia econômica e mantém relações de trabalho em várias cidades do Brasil, da América Latina e do Norte, Europa e Ásia. Grande entusiasta da energia limpa, contribui com o desenvolvimento de uma Curitiba mais eficaz e sustentável, como a transição para o uso pela Prefeitura de energia livre de carbono, ao participar da construção da Pirâmide Solar de Curitiba, no bairro da Caximba, primeiro parque fotovoltaico instalado em um antigo aterro sanitário na América Latina.

Josiane Fruet Bettini Lupion, subcorregedora-geral da Defensoria Pública do Paraná

Josiane Fruet Bettini Lupion, nascida em Curitiba em 1º de setembro de 1956, é uma reconhecida jurista paranaense que dedica sua vida ao Direito e à Defensoria Pública. Graduada pela Pontifícia Universidade Federal do Paraná (PUCPR), sua trajetória acadêmica começou em 1980, quando se tornou professora universitária na mesma instituição. Sua dedicação à Defensoria Pública do Paraná se destacou quando assumiu como chefe da Defensoria entre 2000 e 2003, função que voltou a exercer entre 2009 e 2011. Protagonizou um marco histórico ao ser a primeira pessoa a ocupar o cargo de defensora pública-geral do Estado do Paraná, de 2011 a 2015, simultaneamente presidindo o Conselho Superior da Defensoria Pública. Foi eleita corregedora-geral da instituição nos biênios 2017/2019 e 2020/2022. Desde janeiro de 2022, Josiane Fruet Bettini Lupion é a subcorregedora-geral da Defensoria Pública do Paraná.

Lígia Maria Scherer, embaixadora

Uma vida dedicada às relações internacionais e à diplomacia brasileira. A embaixadora Lígia Maria Scherer é um exemplo de dedicação, disciplina e de como o estudo pode abrir várias portas no mundo. Nascida em Curitiba, no dia 28 de outubro de 1951, Lígia se formou em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e ingressou no Instituto Rio Branco, em Brasília, em 1978. Antes disso, Lígia estudou em Fall River, Massachusetts (EUA), e também em Paris (França). Iniciou os trabalhos como diplomata nas Nações Unidas, em 1979. Serviu em embaixadas pelo mundo, nas delegações junto à União Europeia, em Bruxelas, e junto à Organização das Nações Unidas para a Alimentação e à Agricultura (FAO), em Roma, na representação na Palestina e no Consulado-Geral em Barcelona (Espanha). Atualmente, chefia o Escritório do Itamaraty no Paraná.

Marden Machado, jornalista, crítico de cinema e membro da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais

Renomado crítico de cinema e ex-secretário de Comunicação do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, Marden Machado nasceu em Natal (RN), no ano de 1963, e cresceu em Teresina (PI). Em 1983 começou a trabalhar como jornalista. Em 1992 mudou-se para Curitiba, onde consolidou sua carreira multifacetada. Roteirista, palestrante experiente e autor de quatro livros sobre o mundo do cinema, é membro da Academia Brasileira de Críticos de Cinema, da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais e é um dos curadores da programação do Cine Passeio, em Curitiba. Por seu comprometimento com a crítica cinematográfica, mantém um portal próprio (www.cinemarden.com.br), onde resenha um filme por dia desde setembro de 2010. Marden Machado também pode ser ouvido nas rádios CBN Curitiba e CBN Londrina.

Marilza do Carmo Oliveira Dias, secretária do Meio Ambiente de Curitiba

Poucas pessoas no Brasil sabem mais sobre sustentabilidade do que Marilza do Carmo Oliveira Dias, atual secretária municipal do Meio Ambiente. Formada em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), com especialização em Controle de Poluição Ambiental pela Universidade de Osaka (Japão), Marilza é funcionária de carreira da Prefeitura de Curitiba desde 1988  e ocupa o cargo de secretária municipal do Meio Ambiente desde agosto de 2017. Também esteve à frente da pasta entre 2010 e 2012. Marilza nasceu em Campo Mourão, região centro-ocidental do Paraná, no dia 16 de julho de 1963. Em Curitiba, atuou em várias funções dentro da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, desde a educação ambiental com crianças até a implantação de projetos de energias renováveis, já como secretária municipal do Meio Ambiente, como a Pirâmide Solar de Curitiba - Parque Fotovoltaico da Caximba, inaugurada em 2023 e primeira usina do gênero instalada em um antigo aterro sanitário na América Latina.

Marlus Sidney Moro, médico neurologista e neurocirurgião

O médico neurologista e neurocirurgião Marlus Sidney Moro nasceu em Curitiba em 1944. Formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1967 e em 1975 ingressou na mesma universidade como professor, onde lecionou até 2012. No início da década de 1970 foi um dos fundadores do Dapi, tradicional centro de diagnóstico por imagem de Curitiba, onde permanece sendo consultor. Foi precursor da cirurgia de epilepsia, realizando mais de 700 operações, e da cirurgia da hipófise via nasal. Casado com Marta Cecilia Fabbri Moro, tem duas filhas e três netos. Gosta de viajar com amigos, nadar e é adepto às boas leituras, principalmente biografias. Reconhecido como “Bicho do Paraná”, também recebeu o título de Vulto Emérito de Curitiba e Voto de Louvor e Congratulações por sua atuação profissional.

Martinho Lutero Klemann, regente e ensaiador da Orquestra de Câmara de Curitiba

Martinho Lutero Klemann, nascido em Joinville (SC), em 1965, é músico formado em Regência pela Universidade Estadual de Campinas (SP) e em Contrabaixo pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Sua vasta experiência inclui o papel de professor no curso de Educação Artística da Univille e a regência de mais de dez corais de renome, como o Coral da Lírica, Coral Campinas e Coral da Universidade Positivo. Além disso, também atuou como regente da Orquestra da Sociedade Lírica e da Orquestra Cidade de Joinville. Atualmente é ensaiador da Orquestra de Câmara de Curitiba, que integra a Camerata Antiqua, regente do Coral da Igrejinha, do Madrigal Curitiba e atua no Programa Nosso Canto, como regente do grupo na Regional Matriz.

Naoye Shiokawa, médico oftalmologista

Naoye Shiokawa nasceu em Marília (SP) em 31 de outubro de 1949. Veio para Curitiba em 1967, foi aprovado para Medicina na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e finalizou residência em Oftalmologia em 1976. No mesmo ano, tornou-se médico concursado do antigo Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps). Três anos depois, também por concurso, voltou à UFPR como professor e formou gerações de oftalmologistas até se aposentar, em 2005. Entre incontáveis artigos e palestras, Shiokawa se especializou no cuidado com a retina. É precursor da fotocoagulação a laser, da angiografia de retina e da cirurgia de vitrectomia no sul do país. Casou com Asta Becker em 1985 e teve duas filhas, Aline e Nicole. Viúvo há sete anos, cultiva bonsais e orquídeas e acompanha os jogos do Palmeiras na televisão.

Olist, unicórnio curitibano 

Fundado pelo londrinense radicado em Curitiba, Tiago Dalvi, 37 anos, o Olist é um dos três unicórnios de Curitiba, empresas de tecnologia avaliadas em mais de US$ 1 bilhão. O Olist é um verdadeiro ecossistema em soluções de e-commerce para pequenas e médias empresas, com foco em gestão, aumento de competitividade em marketplaces e vendas multicanal, com ferramentas pautadas em alta tecnologia e serviços de ponta que oferecem oportunidades reais de crescimento aos varejistas. Em 2020, no começo da pandemia de covid-19, ajudou a Prefeitura de Curitiba a criar uma loja virtual gratuita para os artesãos das feiras da cidade. Em 2021, o Olist entrou para o rol de unicórnios brasileiros. Hoje, cerca de 50 mil empresas utilizam as soluções oferecidas pelo Olist. Fundador do Olist, Tiago Dalvi recebe a honraria de Curitiba em nome da empresa da capital.

Padre Luiz Alberto Kleina

Padre Kleina nasceu em Curitiba no dia 29 de maio de 1966 e foi ordenado em 1997. Ele cursou Filosofia no Studium Theologicum e Comunicação Social, habilitação Relações Públicas, na Universidade Federal do Paraná (UFPR). O homenageado é o pároco da Igreja da Imaculada Conceição, no Guabirotuba, desde 2016. É também assessor eclesiástico de Comunicação da Arquidiocese de Curitiba. Durante quase 18 anos, foi reitor da Igreja do Carmo, no Boqueirão. Durante esse período, instituiu a Novena Perpétua à Nossa Senhora do Carmo e, com seu trabalho, contribuiu para que o espaço religioso fosse elevado à categoria de santuário. São de autoria do religioso os livros “Deus Quer Mais de Mim” e “Momentos de Espiritualidade”.

Pastor Wagner Tadeu dos Santos Gaby

O pastor evangélico Wagner Tadeu dos Santos Gaby é paulistano, mas dedica a Curitiba 48 dos seus 72 anos de vida. Ele é o atual presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus na capital paranaense, que conta mais de 160 congregações distribuídas pelos bairros da cidade. Major capelão do Exército, ele é formado em Direito e mestre em Teologia e em Educação. Escreveu os livros “Manual Cívico-jurídico do Cristão”, “Relações Públicas e Humanas para Líderes Cristãos”, “Teologia Sistemática Pentecostal”, “As Doenças do Século”, “Planejamento e Gestão Eclesiásticas” e “Parábolas de Jesus”. O homenageado é casado com a pedagoga Mel Gaby e pai de dois filhos: Eliel dos Santos Gaby, que também é pastor, e Cláudia Gaby Guerreiro, que lhes deram os netos Felipe Oliveira Gaby e Gabrielle Gaby Guerreiro.

Rafael Miotto, presidente da CNH Industrial para a América Latina

Presidente da CNH Industrial para a América Latina, desde janeiro de 2023, Rafael Miotto também é membro do Conselho Superior de Liderança Sênior Global da companhia. Antes de assumir a presidência da CNH, Rafael Miotto foi, por cinco anos, o vice-presidente da New Holland Agriculture também na América Latina. Durante a ampla trajetória na CNH Industrial, atuou em vendas, produtos, marketing, pós-venda e operações comerciais. Rafael Miotto tem certificação do Avance Management Programa pelo Inseada (Instituto Europeu de Administração de Empresas), na França, e da Fundação Dom Cabral, no Brasil; MBA pela Fundação Getúlio Vargas; e é bacharel em Engenharia pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), ambos no Brasil. Rafael Miotto é casado com Thalita e pai de Ágatha, com 11 anos de idade.

Rafael Sartori, escultor e restaurador residente do Memorial Paranista

Nascido em 1980 em Curitiba, Rafael Sartori trocou a carreira de veterinário por sua verdadeira paixão. Foi no antigo Atelier de Escultura do Centro de Criatividade da Fundação Cultural de Curitiba, localizado no Parque São Lourenço, hoje o Memorial Paranista, que sua jornada artística floresceu. Sob a orientação do artista Elvo Benito Damo, Sartori tomou a decisão de se dedicar à escultura em tempo integral. Desde 2021, ele é escultor e restaurador residente no Memorial Paranista. Entregou o relevo em bronze do ex-governador do Paraná e ex-prefeito de Curitiba, Jaime Lerner, no Parque das Pedreiras, e o relevo do compositor Vinícius de Moraes, no Teatro do Paiol. Agora a cidade aguarda as esculturas de Enedina Alves Marques, a primeira engenheira negra do Brasil, e do craque do futebol, Barcímio Sicupira.

Ricardo Zig Koch Cavalcanti, premiado fotógrafo curitibano

Ricardo Koch Cavalcanti, ou Zig Koch, nascido em Curitiba em 26 de dezembro de 1958, é um dos mais premiados e reconhecidos fotógrafos brasileiros. Após se formar em Arquitetura e Urbanismo em 1982, dedicou-se inicialmente ao planejamento urbano. No entanto, sua paixão pela fotografia o levou a uma jornada notável em prol do meio ambiente e da vida selvagem. Zig Koch percorreu todos os biomas do Brasil e viajou por diversos países em diferentes continentes, capturando imagens impactantes. Seu trabalho foi destaque em importantes revistas brasileiras e também apoiou projetos de entidades governamentais, não governamentais e empresas, além de suas próprias aventuras fotográficas. Seu talento foi reconhecido com diversos prêmios, destacando-se o segundo lugar no concurso Nikon Photo Contest International 2007 e o título de Wildlife Photographer of The Year em 2013.

Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário de Obras Públicas de Curitiba

Nascido em Curitiba, em novembro de 1983, e atual secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues é administrador de empresas formado em 2006 pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), com MBA de Gestão pela Fundação Getúlio Vargas. Ocupou cargos nas áreas de finanças e de gestão na iniciativa privada, sendo seis anos no ramo da construção industrial. É o presidente do Conselho Gestor do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (FMHIS). No cargo de secretário municipal de Obras Públicas, coordena equipes responsáveis por obras em todos os bairros da cidade, incluindo construção do Bairro Novo da Caximba, a requalificação de quase mil quilômetros de asfalto, a conclusão das trincheiras Mário Tourinho e Fulvio Alice e dois lotes da Linha Verde, o novo Terminal Tatuquara, construção e revitalização de equipamentos municipais, da Fazenda Urbana, entre outros. É casado com a dentista Marina Muriel Tosin e pai de Henrique e Rafaela.

Wilson José Andersen Ballão, advogado e fundador do escritório Andersen Ballão Advocacia

Curitibano nascido em 22 de novembro de 1955  e bisneto do pintor Alfredo Andersen, o advogado Wilson José Andersen Ballão formou-se em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1979, ano em que fundou o escritório Andersen Ballão Advocacia, que atua principalmente no Direito Empresarial e Internacional. Em 2015, Ballão foi condecorado com a Cruz da Ordem do Mérito da República Federal da Alemanha. É o presidente da Sociedade Amigos de Alfredo Andersen; membro da Deutsch-Brasilianische Juristenvereinigung (Sociedade alemã-brasileira de juristas), com sede em Frankfurt/Alemanha; vice-presidente da Câmara de Indústria e Comércio Brasil-Alemanha de São Paulo/Filial de Curitiba; árbitro do Tribunal de Arbitragem da Associação Comercial do Paraná (ACP); presidente do Instituto Princesa Benedikte e vice-presidente do Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná. Fora das atividades profissionais, Ballão gosta de ler, cozinhar e é coxa-branca.

Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo na América Latina

A história da Volvo, de Curitiba e de Wilson Lirmann se misturam ao longo dos últimos 30 anos. A multinacional sueca, com fábrica brasileira na Cidade Industrial de Curitiba, sempre foi uma parceira estratégica para o transporte da capital, antecipando o futuro com lançamentos que chegaram primeiro aqui para depois ganharem o mundo. Lirmann também tem essa profunda conexão com a capital. Nascido em Telêmaco Borba (PR) em 23 de junho de 1971, formou-se em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), construiu sua carreira na Volvo, começando como estagiário em 1990. Depois de uma breve passagem pelo segmento florestal, retornou à companhia em 1995, como engenheiro de qualidade do produto. Ao longo dos 28 anos que está na companhia, ocupou cargos de liderança em diferentes áreas. Foi diretor-executivo do Grupo Lapônia, rede de concessionárias de caminhões e ônibus da marca. E em 2016 assumiu a presidência do Grupo Volvo na América Latina, liderando as operações de caminhões. É o único brasileiro a ocupar a posição.