Cinco escolas de samba desfilarão na Rua Marechal Deodoro neste sábado (10/2), a partir das 20h10, para disputar o título de campeã do grupo especial do Carnaval de Curitiba 2024. Da história do carnaval da cidade até a rota do café, os enredos têm diferentes homenagens. Confira!
DEIXA FALAR
Enredo: Desde que o samba é samba, é assim
Quem abre o desfile, às 20h10, é a Deixa Falar, que ano passado conquistou vaga para o grupo especial. A escola contará a epopeia do samba, fazendo um recorte de uma história cheia de personagens, de momentos e de riqueza cultural. As melodias mais marcantes, os sambas-enredos mais populares, as grandes escolas de samba do Rio de Janeiro, os desfiles inesquecíveis serão exaltados pela escola durante o desfile na Marechal Deodoro.
IMPERATRIZ DA LIBERDADE
Enredo: Para sobreviver tem que ser malandro! Salve a malandragem, saravá seu Zé!
A Imperatriz da Liberdade escolheu para compor o seu enredo a história de Zé Pelintra, uma entidade de cultos afro-brasileiros, especialmente a umbanda. Ele teria nascido em Pernambuco, mas na juventude foi para o Rio de Janeiro e logo passou a ser conhecido nas áreas boêmias da cidade. Assassinado pelas costas, o Malandro, como chamavam, passou a ser cultuado como uma entidade que ajuda as pessoas que passam por necessidades.
ENAMORADOS DO SAMBA
Café: Rota de ricas histórias, cultura e desenvolvimento
A Enamorados do Samba vai contar a história do café, rota de ricas histórias, cultura e desenvolvimento. O enredo é uma viagem pela cultura paranaense, pelo desenvolvimento do Estado do Paraná e pelo prazer do paladar. Ao falar sobre o ciclo do café, a escola também homenageia os Irmãos Rebouças, considerados os primeiros afrodescendentes brasileiros a cursar uma universidade. A dupla de engenheiros foi responsável pela construção da Estrada de Ferro Curitiba-Paranaguá.
ACADÊMICOS DA REALEZA
Enredo: Ecos de Zumbi!
O desfile da Escola de Samba Acadêmicos da Realeza exalta Zumbi dos Palmares como líder e inspiração. Ecos de Zumbi celebra a cultura, a liberdade e o protagonismo do povo preto, retratando presença e resistência.
MOCIDADE AZUL
Enredo: Curitiba tem carnaval! E a Mocidade Azul vai provar
A última escola a desfilar na Marechal é a campeã do Carnaval de 2023, Mocidade Azul, que levará para a avenida do samba a história do Carnaval de Curitiba, suas escolas e sua evolução, desde o início do século 20 até a atualidade. A escola quer mostrar que, apesar de muitas vezes negado ou ignorado, o Carnaval de Curitiba, de origem humilde, preta e periférica, sempre existiu.