Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
banner

Especial Carnaval de Curitiba

Conheça o enredo e ouça o samba da Escola Acadêmicos da Realeza

Acadêmicos da Realeza homenageia hospital Pequeno Príncipe no Carnaval 2025. Foto: Cido Marques

OUÇA AQUI
Samba-enredo da Escola Acadêmicos da Realeza


No preview available
No preview available
No preview available

A partir deste terça-feira (18/2), a Prefeitura de Curitiba apresenta uma série especial com os sambas e os enredos das escolas que vão desfilar na Marechal Deodoro neste carnaval, nos dias 1 (grupo especial) e 2 de março (grupo de acesso).

Para começar, conheça a Acadêmicos da Realeza. Atual campeã do carnaval curitibano, a escola levará para a Marechal Deodoro um desfile que une literatura, ciência e solidariedade.

O enredo é o Pequeno Príncipe, unindo a história do livro de Antoine de Saint-Exupéry à trajetória do hospital curitibano referência mundial em atendimento infantojuvenil.

O samba-enredo O Essencial é Invisível aos Olhos conduzirá o desfile, que será dividido em duas partes. Na primeira, a Acadêmicos da Realeza recriará cenas marcantes do livro, como o avião caído no deserto, a raposa, a serpente e o acendedor de lampião.

Descoberto nas aulas de Educação Física, estudante de Curitiba é destaque nacional na ginástica artística

Na segunda parte, a homenagem traz para cena carnavalesca o Hospital Pequeno Príncipe, destacando o trabalho humanizado de médicos, enfermeiros e voluntários. Uma das alas reunirá pessoas que, na infância, receberam tratamento na instituição.

Um dos destaques do desfile será o carro alegórico que representará o hospital. A decoração será feita com tecidos estampados pelas mãos de pacientes e profissionais.

“O Hospital Pequeno Príncipe é um patrimônio do Brasil, uma referência em amor e acolhimento e nossa missão nesse carnaval é contar essa história para que todos conheçam”, afirma o diretor da Acadêmicos da Realeza, Paulo Roberto Scheunemann.

História

A Acadêmicos da Realeza foi fundada em março de 1997 e batizada por Neguinho da Beija-Flor. Há 27 anos, desfila de forma ininterrupta no carnaval curitibano. Conquistou 11 títulos de campeã, o último em 2024. É a única escola de samba do grupo especial que nunca retornou ao grupo de acesso.

Seus temas consagram e resgatam a memória da cidade e do Paraná e seus personagens. Além de participar do carnaval de Curitiba, a Acadêmicos da Realeza já promoveu oficinas de percussão e contribuiu ao longo dos anos com outros eventos culturais da cidade.

HTML snippet. Press Enter to type after or press Shift + Enter to type before the widget