Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Barreira

Conheça medidas preventivas específicas para cada setor

A utilização de álcool gel está entre as principais medidas preventivas para conter o avanço do coronavírus. Curitiba, 13/03/2020 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

 

A Secretaria Municipal da Saúde vem esclarecendo continuamente desde o início do surto mundial de coronavírus que prevenção e informação são as melhores formas de conter o avanço da doença.

“O fato de pessoas, governos, instituições e empresas estarem tomando medidas preventivas não deve ser visto com alarmismo, mas como ações necessárias para diminuir ao máximo possível o número de pessoas que possam ser infectadas pelo novo vírus”, diz Márcia Huçulak, secretária municipal da Saúde.

Cerca de 90% dos infectados pelo coronavírus desenvolvem sintomas leves, que se assemelham aos de uma gripe comum. Não há ainda, no entanto, vacina contra esta cepa de vírus.

O site da Saúde municipal traz vários tipos de orientações para áreas específicas. São medidas simples, que abordam particularidades que podem aumentar a eficácia da prevenção naqueles segmentos – além de trazer também as informações gerais.

Loja, escola, cinema, prédio...

É importante, por exemplo, que as lojas comerciais (de rua ou nos shoppings) disponibilizem o o álcool a 70% gel antisséptico e tenham avisos expostos com orientações sobre a importância da higienização adequada das mãos, em local visível e de fácil acesso aos clientes e funcionários.

Nas escolas, por sua vez, é preciso atenção especial com os bebedouros, comuns nesses espaços e cujo bico ejetor de água não deve ser tocado. As escolas também podem desligar esses aparelhos, que é a medida mais indicada. Os professores também devem orientar os estudantes a não compartilhar copos, canudos, toalhas, talheres, alimentos, maquiagem e protetores labiais, canetas, lapiseiras, borrachas, brinquedos, celulares, entre outros itens.

Condomínios devem estar atentos para não faltar álcool 70% gel nas áreas comuns e salão de festas, bem como reforçar a desinfecção adequada das mesas e cadeiras e intensificar a limpeza das áreas/superfícies com água e sabão ou produto próprio para limpeza.

Nos cinemas, os funcionários precisam ainda atenção extra com a limpeza dos óculos 3D.

Os supermercados que possuírem ar condicionado devem manter limpos os componentes do sistema de forma a evitar a difusão ou multiplicação de agentes nocivos.

Já os hotéis devem informar as medidas preventivas aos clientes e intensificar a higienização dos ambientes de uso comum, incluindo maçanetas, torneiras, porta papel toalha, computadores, botões de elevadores, corrimão e objetos de uso coletivo.

A seguir, as orientações para diferentes setores