Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Em maio

Congresso internacional em Curitiba tem confirmada participação de 250 delegações de cidades educadoras

Congresso Executivo da Associação Internacional das Cidades Educadoras (Aice) no Memorial Paranista com a presença do Prefeito Rafael Greca. Foto: Daniel Castellano / SMCS

Curitiba avança nos preparativos para sediar o Congresso Internacional das Cidades Educadoras, que será realizado de 21 a 24 de maio. É a primeira vez que a capital do Paraná vai receber um evento sobre esse tema. Faltam 35 dias para o evento e cerca de 250 delegações já confirmaram participação.

O congresso é realizado a cada dois anos. O último, em 2022, foi em Andong, na província Gyeongsang, Coreia do Sul.

“Isso é fruto do trabalho de Curitiba como cidade educadora. Nossa cidade já é coordenadora da Rede Brasileira de Cidades Educadoras (Rebrace) desde 2021, vencendo a disputa com diversas localidades de outros países, e sediar um congresso internacional é uma grande oportunidade de compartilhar nossas práticas bem como aprender com os demais”, afirma a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

Em Curitiba, programas como o Fala Curitiba, que estimula a participação cidadã, e o Linhas do Conhecimento, que transforma os espaços públicos em sala de aula, são exemplos dessa cultura.

Comitê

Para organizar o Congresso do ano que vem foi criado um Comitê Intersetorial. Além da Educação, participam representantes das secretarias municipais da Saúde, de Defesa Social e Trânsito, do Meio Ambiente e do Esporte, Lazer e Juventude, dos institutos municipais de Administração Pública (Imap) e do Turismo, da Fundação Cultural de Curitiba, da Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura (Arin), entre outras.

O gestor executivo do Comitê das Cidades Educadoras, Nelson Bucker, explica que são feitas reuniões periódicas com diversas áreas para tratar de questões da programação, logística, entre outras.

Bucker destaca ainda o trabalho de Curitiba para fomentar a participação de mais cidades na rede. “Mais de 20 municípios brasileiros já passaram a integrar o grupo das cidades educadoras desde que Curitiba assumiu a coordenação da rede”, lembra Bucker.

O que é uma cidade educadora?

O conceito está relacionado ao sentido de responsabilidade da sociedade em suas ações e considera as cidades como espaços sociais de encontro entre o global e o local, entre a educação formal e a informal, para a descentralização e autonomia.

Também coloca o município no papel de dinamizador e coordenador de uma política educativa local.

A capital do Paraná integra o seleto grupo de Cidades Educadoras desde outubro de 2019. Atualmente são 500 cidades associadas em 36 países.

A adesão significa que Curitiba está comprometida em tratar a educação como um processo amplo e que envolve todos os habitantes. O órgão responsável pelo processo de integração e efetiva participação do município como membro da Associação Internacional das Cidades Educadoras (Aice) é a Secretaria Municipal da Educação.

Fundada em 1994, Aice dá respaldo aos membros. É uma organização sem fins lucrativos, constituída como estrutura permanente para a colaboração entre os governos locais comprometidos com a Carta das Cidades Educadoras. Os principais objetivos são proclamar a importância da educação na cidade e destacar os aspectos educacionais dos projetos políticos das associadas.

 

Em alta