O prefeito Rafael Greca recebeu, no Palácio Solar 29 de Março, os organizadores do V Congresso Internacional de Felicidade. O evento acontecerá em Curitiba, nos dias 5 e 6 de novembro.
Como o congresso acontecerá no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui, em um fim de semana, a Prefeitura está organizando um conjunto de atividades multissetoriais para as famílias dentro da programação do Festival da Felicidade. Haverá atrações nas áreas de esporte e lazer, nutrição se segurança alimentar, turismo e proteção animal – ações do projeto municipal Curitiba Viva Bem e que também estão relacionadas ao conceito do evento. “Que venha a felicidade”, exclamou Greca.
O prefeito foi presenteado com uma mandala com geometria sagrada. “É o prêmio anual entregue a personalidades que colaboram para o sucesso do evento”, explicou o idealizador do congresso, Gustavo Arns.
Entre os palestrantes do congresso está o ex-ministro do Butão e educador Thakur Powdyel, que falará sobre desenvolvimento sustentável a partir do conceito de Felicidade Interna Bruta – o FIB, contraponto a Produto Interno Bruto (PIB).
Também participaram do encontro o produtor do evento, Rafael Maia, e a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra.
Programação
Após dois anos de ausência, devido à pandemia, o Congresso Internacional de Felicidade irá ocorrer simultaneamente ao Festival de Felicidade, que receberá atividades próprias e as da Prefeitura de Curitiba que integram o Curitiba Viva Bem.
São atrações ininterruptas da manhã até a noite, tanto no sábado quanto no domingo. No estacionamento do ExpoBarigui ficará o palco, que terá apresentações de arte, música, mantras, meditação, dança circular, yoga, teatro e muito mais; além de uma feira gastronômica e a V Feira Holística com livros, produtos e serviços, onde haverá também sessões de autógrafos com autores palestrantes do Congresso Internacional da Felicidade.
Entre os destaques musicais estão as bandas instrumentais a Maha Banda e o grupo Sons Nikkei: o primeiro, com integrantes de várias partes do Brasil, traz mantras indianos milenares em arranjos ocidentais, numa verdadeira viagem do oriente ao ocidente; o segundo, um trio curitibano formado pelos músicos João Egashira (violão), Lilian Nakahodo (piano) e Saemi Murakami (taiko, shakuhachi e fue), propõe uma fusão musical Brasil–Japão.
Este ano o palco terá também apresentações de coral indígena e de crianças de projetos sociais, como Dorcas, Associação Irmão Sol & Irmão Lua e Projeto Adote Uma Estrela.
O Espaço Yoga oferecerá gratuitamente diversas modalidades, com aulas acessíveis para todos os níveis de praticantes e condução de professores experientes nas suas técnicas: Kundalini Yoga, Hatha Yoga, Yoga Dance, Yoga do Riso entre outras.
O Spa Zen Terapias Integrativas terá atividades que propõem a ampliação da consciência e a mudança de hábitos para uma vida mais saudável e sustentável.
Pra crianças e pais, o Espaço Brincando em Família proporcionará atividades gratuitas que prometem muito conhecimento, diversão e conexão, como apresentações culturais, arte com mandala, dança circular com bebês e oficinas sobre comunicação não-violenta.
Toda a área do Festival, incluindo a praça de alimentação, é coberta e conta com amplos espaços com mesas e cadeiras.
Curitiba Viva Bem é uma política pública e uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.