A Expo Educação, feira interativa promovida pela Secretaria Municipal da Educação, já movimenta o Centro de Eventos Positivo e o Salão de Atos do Parque Barigui. A feira integra a programação do XVII Congresso Internacional de Cidades Educadoras, que terá sua abertura oficial logo mais, às 19h, no Teatro Guaíra, com a presença do prefeito Rafael Greca.
A Expo tem como destaques nesta terça-feira (21/5) o Seminário do Ensino em Tempo Integral, o IV Encontro Internacional de Educação Ambiental da Rede Municipal de Ensino de Curitiba e o Lançamento do Documentário Curta o Verde na Cidade Educadora, além de ações do programa Linhas do Conhecimento, que transforma a cidade numa imensa sala de aula. O pavilhão conta com estandes da Urbs e do Instituto Curitiba de Saúde, feira de artesãos, Curitiba Sua Linda, entre outros.
O evento é realizado pela Associação Internacional das Cidades Educadoras e Prefeitura de Curitiba, com patrocínio da Aprende Brasil, Arlequim e Compass, e apoio do Museu Oscar Niemeyer (MON), Sanepar e Curitiba Convention e Visitors Bureau.
O congresso segue até sexta-feira (24/5) e conta com a participação de 136 cidades de 12 países, com cerca de 400 inscritos. Confirmaram presença, entre outros, Finlândia, Espanha, Portugal, Coreia do Sul, Bélgica, Letônia, Porto Rico, México e Polônia. Entre os municípios brasileiros estão São Paulo (SP), Florianópolis (SC), Passo Fundo (RS), Londrina (PR), entre outros.
“Curitiba é a sede mundial dos debates das cidades educadoras, apresentando todas as suas ações e compartilhando experiências. Temos a oportunidade de mostrar toda nossa potência. Uma cidade educadora nunca está pronta, ela é dinâmica, pujante e atenta a seus desafios”, disse a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.
Participam da Expo professores, diretores, pedagogos, inspetores, servidores da área administrativa, especialistas, parceiros de instituições ligadas à educação e universidades. A comunidade também pode visitar a feira.
Dentro da programação, nesta tarde será realizada a reunião do Comitê das Cidades Educadoras, para deliberações internas. O pavilhão segue aberto até as 18h.
Campanha de apoio ao RS
O pavilhão da feira tem um ponto de arrecadação de donativos para a campanha da Prefeitura de Curitiba em apoio ao Rio Grande do Sul, que sofre os efeitos das enchentes. Quem visita o congresso pode deixar alimentos, água e roupas. A iniciativa é realizada em parceria pela Educação, Defesa Civil, Segurança Alimentar e Nutricional e Ação Social.
"Temos 14 municípios gaúchos na Rede Brasileira de Cidades Educadoras, este é um momento de solidariedade", pontuou Maria Sílvia.
A Prefeitura de Curitiba lançou a campanha de apoio ao Rio Grande do Sul no início deste mês, sob a coordenação da Defesa Civil. Desde início do mês, mais de 420 toneladas já foram arrecadadas entre alimentos, água, roupas, produtos de limpeza, remédios, entre outros. Sete remessas foram enviadas aos gaúchos pela Prefeitura.