Os curitibanos que aguardam o agendamento de consultas e exames especializados pela rede municipal de saúde pública devem ficar atentos às mensagens enviadas pelo aplicativo Saúde Já Curitiba. As datas e horários de atendimento devem ser confirmadas ou canceladas no próprio aplicativo, possibilitando que o horário disponível seja otimizado, e, caso haja cancelamento, possa ser utilizado por outro usuário.
Segundo a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella, o aplicativo Saúde Já Curitiba se tornou o principal canal de comunicação da Saúde com o cidadão.
“A maioria das pessoas já usa o celular para diversas funções, utilizando a tecnologia como aliada às tarefas corriqueiras. A confirmação de agendas pelo app é uma ferramenta a mais para facilitar a vida de quem aguarda consultas e exames especializados”, lembra a secretária.
Para não perder nenhuma mensagem, é importante que a pessoa mantenha as notificações do App Saúde Já autorizadas no celular.
A Secretaria Municipal da Saúde envia lembretes de vacinas pendentes, orientações de saúde, alertas de consulta ou exame agendado, entre outros avisos importantes.
Além disso, mantendo o aplicativo atualizado, com cadastro definitivo e senha, é possível fazer consulta por vídeo por meio da Central Saúde já (3350-9000), uma novidade disponível para casos leves que podem ser atendidos sem que a pessoa precise sair de casa.
Como funciona
A solicitação de consultas ou exames especializados é feita na Unidade de Saúde de referência do usuário (aquela que fica próxima à casa dele). O primeiro passo é passar por consulta com médico ou enfermeiro. Caso seja identificada a necessidade de atendimento especializado, a solicitação do profissional de saúde será incluída no sistema e a pessoa receberá a orientação de aguardar a data e horário dos próximos compromissos de saúde por mensagem do aplicativo.
Assim que houver vaga, o paciente recebe a mensagem pelo app com a pré-agenda, quando deverá confirmar ou cancelar o compromisso. É importante que o usuário confira a data e horário propostos. Se confirmar, a guia será emitida no aplicativo, sem a necessidade de imprimir o documento. Caso cancele, será preciso aguardar nova pré-agenda.
O prazo para o cancelamento de agendas é de até três dias antes da data marcada e só pode ser feito por duas vezes, ou seja, se forem oferecidas duas pré-agendas e houver duas negativas de comparecimento, a pessoa deverá reiniciar o processo de solicitação.
Quando o compromisso é confirmado e a pessoa não comparece à consulta ou exame, ela sai da fila de espera e deverá reiniciar o processo de solicitação comparecendo à unidade de saúde para nova consulta com a equipe multidisciplinar e posterior encaminhamento à especialidade.
“Precisamos otimizar o processo de confirmação de agenda, porque registramos muitas faltas em consultas e exames especializados, o que prejudica as demais pessoas que aguardam um horário de atendimento”, alerta a secretária.
Ausências
A SMS oferece uma média de 77 mil procedimentos especializados por mês, entre consultas e exames, que são realizados em serviços próprios ou contratualizados, como Centros de Especialidades, Hospitais, Clínicas de Imagem, Clínicas de Fisioterapia e Clínicas Renais. Mesmo depois de confirmada as agendas, há uma média mensal de 40% de ausências aos compromissos.
“Não é razoável que percamos um volume tão grande de consultas e exames agendados e confirmados. Essas vagas poderiam ser repassadas a outras pessoas que aguardam a liberação dos procedimentos” diz Beatriz Battistella.
O esforço em ampliar o uso do aplicativo para confirmar ou cancelar o compromisso solicitado pelo usuário visa reduzir o absenteísmo e ampliar o acesso dos demais cidadãos aos serviços.
O usuário que não tiver acesso à internet ou não souber consultar o app deve seguir o processo tradicional: ir até a unidade de saúde para saber quando será a consulta ou o exame que aguarda.