Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Programe-se

Confira as várias opções de lazer que Curitiba oferece para as famílias

Curitiba tem programas para toda a família, inclusive as crianças. Na cidade, os pequenos encontram brincadeiras e se divertem com as contações de histórias, além de se encantarem com os belos jardins e parques da cidade. -Na imagem, Parque Barigui. Foto: Cesar Brustolin/SMCS (arquivo)

Curitiba tem programas dos mais variados tipos para toda a família, inclusive com programações especiais para crianças. Há muitas opções para aproveitar bem o que a cidade oferece, principalmente num fim de semana prolongado pelo feriado do Dia do Trabalho (1/5). 

Para as crianças, há uma série de brincadeiras, contação de histórias e nossos belos jardins e parques para se divertir ao ar livre.

A presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra, por sinal, lembra que Curitiba foi eleita em 2016, pelo Relatório Green City Index, da Siemens e Economist, a cidade mais verde do Brasil e da América Latina. 

É preciso explorar e aproveitar essa característica. “Curitiba tem um dos maiores índices de área verde e o menor índice de poluição atmosférica do Brasil”, ressalta. “A cidade tem muitas áreas de conservação, o que gera uma oportunidade não apenas de diversão, mas também de aprendizado e conscientização ambiental.”

A infraestrutura da cidade também ajuda os pais e responsáveis, que podem contar com diversas opções para agradar as crianças. “Curitiba tem muitas feiras, centros comerciais, cinemas, teatros e uma ampla rede gastronômica, que podem atender toda a família”, lembra Tatiana.

Importante lembrar, crianças de até cinco anos não pagam entrada na Linha Turismo, linha de ônibus especial que circula nos principais pontos turísticos de Curitiba. Com ela, é possível conhecer os parques, praças e atrações da cidade. Considerada uma das melhores do país, a Linha Turismo circula a cada 30 minutos, percorrendo aproximadamente 45 quilômetros em cerca de três horas. O roteiro começa na Praça Tiradentes, mas é possível iniciar o trajeto em qualquer um dos pontos.

Para mais informações, consulte: http://www.turismo.curitiba.pr.gov.br/conteudo/curta-curitiba-com-as-criancas/1807

Opções de lazer para as crianças:

Bondinho da Rua XV
O antigo bondinho está ali desde 1973. Já foi local de recreação para crianças. Desde 2010, funciona como espaço cultural, onde se pode aproveitar o tempo para leitura. Aos sábados (das 9h às 14h) vale participar do Lazer na XV, com atividades no entorno do bonde.

 

Rua XV de Novembro (esquina com Rua Ébano Pereira), Centro.
(41) 3321-3370.
De 2ª a 6ª feira, das 9h às 18h, e sábados, das 8h30 às 14h30. Fechado no feriado de 1 de maio.
Grátis.

Bosque Alemão
O bosque é uma homenagem aos imigrantes alemães, como o nome diz. Tem mirante, café, oratório, pórtico e mais um monte de coisas, mas o que as crianças costumam mais gostar é o Caminho dos Contos. Por ali se conhece a história de João e Maria, um clássico dos irmãos Grimm. No meio da trilha tem a Casa da Bruxa, que é uma biblioteca muito legal onde tem contação de histórias nos fins de semana (às 11h, 14h e 16h).

Rua Nicolo Paganini (esquina com Rua Franz Schubert), Vista Alegre.
(41) 3568-1087 (Casa da Bruxa).
De 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h, e sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h (Casa da Bruxa).
Grátis.

Bosque Reinhard Maack
Esse bosque fica em uma área de preservação ambiental. Nele está a Trilha da Aventura, que é cheia de brinquedos construídos em troncos de eucalipto que são ideais para os pequenos aventureiros.

Rua Waldemar Kost (esquina com Rua Conde de São João das Duas Barras), Hauer.
Sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h (em dias de chuva o bosque não abre, devido ao risco de as trilhas estarem escorregadias).
Grátis.

Gibiteca (Solar do Barão)
Quem gosta de gibis não pode deixar de dar uma passada na Gibiteca de Curitiba. Criada em 1982, possui exemplares de todos os gêneros de histórias em quadrinhos: infantis, heróis, humor, terror, cartuns, mangás e fanzines.

Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533, Centro.
(41) 3321-3275.
De 3ª a 6ª feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h. Sábados das 14h às 18h (agendamento de visita monitorada de segunda a sexta-feira). Fechado no feriado, na segunda-feira (01/05).
Grátis.

Jardim das Sensações (Jardim Botânico)
Além da estufa, o Jardim Botânico, um dos principais cartões-postais de Curitiba, abriga o Jardim das Sensações. Lá, vale a pena vendar os olhos e aproveitar para sentir de verdade a natureza, tendo contato com texturas, formas e aromas das plantas.

Rua Engenheiro Ostoja Roguski, nº 690, Jardim Botânico.
(41) 3264-7365.
Terça a domingo das 9h às 17h (agendamento de visita monitorada de terça-feira a domingo das 9h às 11h e das 14h às 16h).
Grátis.

Museu da Vida
Para brincar e interagir com a natureza, um bom espaço é o Museu da Vida. Antigo lar das meninas, o museu é mantido pela Pastoral da Criança e é um espaço interativo, de encontros e de produção de saberes com exposições bacanas.

Rua Jacarezinho, 1.691, Mercês.
(41) 2105-0250.
Diariamente, das 8h às 19h.
Grátis.

Museu Oscar Niemeyer
Esse museu é diferente. Só formato peculiar do edifício já vale a visita (a arquitetura é do Oscar Niemeyer, como mostra a homenagem no nome). Além disso, o espaço tem exposições variadas e conta com alguns ações bem bacanas para crianças, como visitas monitoradas, oficinas de artes, cartilha lúdica e colônia de férias em janeiro e julho.

Um atrativo à parte, nos fundos do museu há um grande gramado apelidado pelos curitibanos de Parcão. O local é aberto e os donos de cães aproveitam para deixá-los livres. As crianças adoram correr com os bichinhos.

Consulte a programação especial dessas atividades no site do museu: www.museuoscarniemeyer.org.br

Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico.
(41) 3350-4400 e (41) 3350-4412 (Ação Educativa).
De terça-feira a domingo, das 10h às 18 horas. Horário estendido das 18h às 20h na primeira quinta-feira do mês. Fechado no feriado, na segunda-feira (01/05).
Ingresso pago.
(Toda quarta-feira, entrada franca das 10h às 18h, com programação especial).

Parque São Lourenço
Se você quer um local com diversas opções do que fazer, o Parque São Lourenço é uma boa pedida. Lá tem parquinho infantil, pista de rolimã, churrasqueiras e espaço para piquenique, centro de criatividade, teatro, canchas esportivas, ciclovia… Tudo num espaço bem arborizado, com um belo lago e animais como gansos, ovelhas e serelepes.

Rua Mateus Leme (esquina com Rua Nilo Brandão e Rua José Brusamolin), São Lourenço.
Diariamente.
Grátis.

Passeio Público
Primeiro parque e primeiro Zoológico de Curitiba, o Passeio Público ainda abriga hoje alguns animais de pequeno porte. É um espaço com muitas opções para se divertir: tem parquinho, aquário, terráreo, pedalinho, ciclovia, ponte pênsil e muitas outras atrações.

Rua Presidente Faria (entre as ruas Carlos Cavalcanti e João Gualberto), Centro Cívico.
(41) 3350-9920.
De terça-feira a domingo, das 8h às 18h (Aquário - das 9h às 16h45).
Grátis.

Teatro de Bonecos Dr. Botica (Shopping Estação)
O nome já diz tudo: teatro de bonecos. Esse espaço mantém viva essa tradição que é um espetáculo. Nos finais de semana é possível assistir a variadas apresentações com bonecos muito animados! Nos períodos de férias escolares vale conferir a programação especial no site www.teatrodebonecosdrbotica.com.br

Avenida Sete de Setembro, 2.775, Centro.
(41) 3323-7881.
Os espetáculos acontecem nos finais de semana às 11h30, 15h e 17h.
Fechado no feriado, na segunda-feira (01/05).
Ingresso pago

Torre Panorâmica
A Torre Panorâmica é um belo mirante para admirar Curitiba. Tem 109,5 metros de altura e de lá se vê toda a cidade. Ainda é possível visitar o Museu do Telefone e ver um painel do Poty Lazzarotto, artista fundamental da História paranaense.

Rua Professor Lycio Grein de Castro Vellozo, nº 191, Mercês.
(41) 3339-7613.
De terça-feira a domingo, das 10h às 19h (venda de ingressos somente até às 18h30). Aberta no feriado, na segunda-feira (01/05).
Entrada paga.

Zoológico
No Zoológico de Curitiba você pode conhecer mais de mil animais de espécies do mundo inteiro. São aves, répteis, mamíferos e anfíbios vivendo em recintos semelhantes ao ambiente natural. Que tal ver uma girafa, um leão, um tigre e muitos outros bichos legais? Vai ser um passeio animal!

Rua João Miqueletto, Boqueirão.
(41) 3378-1221.
De terça a sexta-feira das 9h às 17h e sábados, domingos e feriados das 10h às 16h.
Grátis.

Parque Barigui
Esse parque é um dos mais frequentados pelos curitibanos. Nele há diversas opções de lazer para aproveitar um belo dia: pistas de caminhada, ciclovia, locais para churrascos e piqueniques, canchas esportivas, trilhas e muito mais. Sem contar o Museu do Automóvel, que fica ali também. Além disso, o parque ainda é refúgio de muitas capivaras.

Acessos pela BR 277 – Rodovia do Café, Km 0, Santo Inácio e Avenida Candido Hartmann (esquina com Rua Doutor Aluízio França), Santo Inácio.
(41) 3335-1440.
Parque: Diariamente. (Museu do Automóvel: De terça a sexta-feira das 13h30 às 16h45 e aos sábados e domingos das 10h às 11h45 e das 13h30 às 17h45).
Grátis

Centro Cívico
Aos domingos, a Prefeitura de Curitiba promove o programa Lazer no Centro Cívico, onde as crianças podem se divertir com os brinquedos e participar de oficinas de bicicleta e patins. A ação acontece na praça Nossa Senhora de Salete.

Domingos: entre 10h e 14h.
Avenida Cândido de Abreu, 1.039, Centro Cívico.

Planetário Digital (FTD Digital Arena – PUC/PR)
No espaço FTD Digital Arena, crianças, jovens e adultos, terão a oportunidade de aprender, fazer novas descobertas e se divertir através do uso da tecnologia fulldome na exibição de conteúdos, favorecendo uma experiência sensorial, interativa e inovadora. Confira a programação no site: www.ftddigitalarena.com.br

Rua Imaculada Conceição, nº 1155, Prado Velho.
(41) 3271-6322.
Segunda a sexta-feira das 9h às 21h (somente para grupos acima de 30 pessoas previamente agendados). Fechado no feriado, na segunda-feira (01/05).
Um sábado por mês das 12h às 18h com programação especial aberta ao público (programação no site).
Entrada paga