Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Gestão democrática

Conferência Municipal de Curitiba tem dia dedicado à discussão de propostas para desenvolvimento da cidade

Conferência Municipal de Curitiba no Complexo Imap do Parque Barigui. Curitiba, 25/04/2025. Foto: Hully Paiva/SECOM

Nesta sexta-feira (25/4), o Complexo Imap do Parque Barigui recebe a Conferência Municipal de Curitiba, em um dia dedicado à construção e discussão de propostas para o desenvolvimento da cidade. O evento chega em sua sétima edição com o tema Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para Cidades Inclusivas, Democráticas, Sustentáveis e com Justiça Social.

A conferência começou na quinta-feira (24/4), tem duração de três dias e reúne autoridades, representantes da sociedade civil, profissionais técnicos, membros de conselhos municipais, representantes de movimentos populares e a comunidade no geral.

“Nossa missão é construir de forma democrática ações concretas com capacidade de sair do papel e fazer a diferença na cidade, e levar para a esfera estadual e nacional”, destacou a presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Ana Zornig Jayme, nesta sexta.

A Conferência Municipal é a etapa preparatória para as fases estadual e nacional, conforme determinação do Conselho Nacional das Cidades, do Ministério das Cidades.

A manhã iniciou com três palestras técnicas que abordam o Plano Diretor de Curitiba, as ações do município frente às mudanças climáticas e a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU), ministradas respectivamente pelo diretor de Planejamento do Ippuc, Thomaz Ramalho; pela assessora de investimentos do instituto, Gisele Medeiros; e pelo coordenador-geral do Departamento de Estruturação do Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Ministério das Cidades, Marcel Sant'Anna.


Construção coletiva

Durante a tarde, os participantes são convidados a pensar colaborativamente em projetos a partir das áreas elencadas pelo Ministério das Cidades, como políticas de habitação, saneamento e mobilidade urbana, sustentabilidade e transição climática e segurança pública.

A ação é realizada em grupos, com o objetivo da participação do máximo de representantes de diferentes órgãos. Após, os projetos são apresentados e discutidos.

Segundo Alessandra Furtado, servidora da gerência da Administração Regional Matriz, participar da Comcuritiba é uma forma de ver Curitiba como um todo, a partir da visão de diferentes atores. “Na administração regional temos um contato bastante próximo com a população, então esta é uma oportunidade de trazer as demandas deles e pensar em soluções em conjunto com representantes de outros espaços”, comentou Alessandra.

Eleição de delegados

No sábado (26/4), último dia de conferência, serão eleitos os delegados e as delegadas responsáveis pela aprovação das propostas para a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU). São 320 vagas, distribuídas entre gestores públicos executivos e legislativos (114), representantes de instituições e entidades da sociedade civil organizada ligadas ao desenvolvimento urbano, como movimentos populares (72), entidades sindicais (27), empresários (27), entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa (19), organizações não governamentais (11) e observadores (50).