A 7ª Conferência Municipal da Cidade de Curitiba (Comcuritiba) teve início na noite desta quinta-feira (24/4), no Complexo Imap, no Parque Barigui. A conferência vai até sábado (26/4) no mesmo local e é uma etapa preparatória para as fases estadual e nacional.
A palestra magna de abertura foi feita pelo representante do Ministério das Cidades, Marcel Sant`Anna, coordenador-geral de Fortalecimento das Capacidades Governativas do Departamento de Estruturação do Desenvolvimento Urbano e Metropolitano da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano. O tema da conferência deste ano é Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para Cidades Inclusivas, Democráticas, Sustentáveis e com Justiça Social.
O secretário municipal do Governo, Marcelo Fachinello, a presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Ana Zornig Jayme, o presidente da Câmara Municipal, vereador Tico Kuzma, a presidente da comissão organizadora da 7ª Comcuritiba e representante do Concitiba, Janaína de Fátima Chudzik, e o coordenador executivo da 7ª Conferência Estadual das Cidades (Concidades Paraná), Osni Mendes, também participaram da mesa de abertura.
Para o secretário Marcelo Fachinello, a conferência será extremamente importante para Curitiba, pois neste ano também está em discussão o novo Plano Diretor da cidade. “Esse é um momento importante para toda a sociedade curitibana. É aqui que a gente reafirma o nosso compromisso com uma cidade mais participativa, uma cidade mais inclusiva e que, acima de tudo, está mais conectada com aquilo que a população tem como necessidades reais no seu dia a dia”, explicou Fachinello.
A presidente do Ippuc, Ana Jayme, também destacou a importância do diálogo entre o poder público e os movimentos sociais, populares, sindicais e os conselheiros do Concitiba para definir propostas de políticas públicas. “Este é um momento que a gente contribui para qualificar as políticas públicas. É uma oportunidade para a cidade avançar. Teremos boas discussões nestes três dias”, disse Ana Jayme, que também é presidente do Concitiba.
O representante do Ministério das Cidades, Marcel Sant`Anna, afirmou que as conferências municipais são muito importantes para ajudar na construção das políticas nacionais. “O principal nesse processo de desenho dessa política pública, dessa política nacional, é ouvir os atores que estão na ponte, que vivem nas cidades”, explicou Sant`Anna.
Eleição de delegados
A 7ª Conferência Municipal de Curitiba também vai eleger os delegados e as delegadas responsáveis pela aprovação das propostas para a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU). Serão 320 vagas, distribuídas entre gestores públicos executivos e legislativos (114), representantes de instituições e entidades da sociedade civil organizada ligadas ao desenvolvimento urbano, como movimentos populares (72), entidades sindicais (27), empresários (27), entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa (19), organizações não governamentais (11) e observadores (50).
A etapa municipal é organizada pelo Conselho da Cidade de Curitiba (Concitiba), cujos conselheiros também serão eleitos na conferência.
O evento
Até sábado (26/4), os participantes da conferência terão oportunidade de debater as propostas que serão defendidas por Curitiba na etapa estadual. Para isso, serão feitas dinâmicas de palestras e discussões temáticas dentro das áreas elencadas pelo Ministério das Cidades.
Dentro dos setores de habitação, saneamento e mobilidade, áreas em que os conselhos municipais têm atuação prioritária, foram definidas questões transversais, como políticas de habitação e regularização fundiária, saneamento e mobilidade urbana, gestão interfederativa, controle social e gestão democrática das cidades, de sustentabilidade ambiental e transição climática, transformação digital e território e segurança pública.
Nesta sexta-feira (25/4), o dia será dedicado aos debates e discussões para elaboração das propostas que serão levadas à apreciação da conferência estadual. No sábado (26/4), serão eleitos os delegados e delegadas conferencistas, além do novo quadro de conselheiros do Concitiba.
Presenças
Também participaram do evento os presidentes da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, e do Instituto Municipal de Turismo, José Luiz Velloso; os administradores regionais do Pinheirinho, Janaina Lopes Gehr, do Tatuquara, Marcelo Ferraz Cesar, da CIC, Rudimar Fedrigo, do Portão/Fazendinha, Rodrigo Reis, e de Santa Felicidade, José Dirceu de Matos; o diretor de Recursos Hídricos e Saneamento, Antônio Carlos Gerardi; e os vereadores Bruno Rossi, Eder Borges, Indiara Barbosa, Laís Leão, Meri Martins, Rafaela Lupion, Sargento Tânia Guerreiro, Serginho do Posto e Vanda de Assis.