Foi realizada nesta segunda-feira (4/9), no Salão de Atos do Parque Barigui, a 7ª Conferência Municipal de Políticas Sobre Drogas de Curitiba. O evento teve como objetivo promover discussões e elencar propostas relacionadas às políticas públicas municipais sobre drogas. Na ocasião, também foram eleitos os conselheiros não governamentais da área para os próximos dois anos.
Além de autoridades, participaram da conferência profissionais e representantes da sociedade civil.
Alexandre José Monteiro, presidente do Conselho Municipal de Política sobre Drogas (Comped), ressaltou a eficácia do trabalho desenvolvido nos últimos dois anos: "É gratificante ver o resultado efetivo. Nossas demandas chegaram ao prefeito, ao governo estadual e até a Brasília", contou.
Segundo o diretor do Departamento de Política Sobre Drogas, Thiago Ferro, a conferência é um espaço importante para a sociedade curitibana debater as questões ligadas ao uso de substâncias psicoativas, à dependência química e à prevenção.
“Infelizmente, em todo o mundo, diversas famílias são afetadas pela dependência química. Em Curitiba, é aqui que definimos os trilhos dessa política contra as drogas pelos próximos dois anos”, afirmou Ferro.
A abertura contou ainda com a participação da administradora regional da Matriz, Rafaela Lupion; da vereadora Noemia Rocha; e da superintendente executiva da Fundação de Ação Social, Marcia Rosa Tardoski; além da apresentação de voz e violão da Talento Jovem de Curitiba, Ana Luiza Corosque Ribeiro.
Grupos temáticos e propostas
Logo após a mesa de abertura, os participantes assistiram à palestra magna proferida por Ricardo Luiz Malina Losso, com a temática A Intersetorialidade na Política sobre Drogas, a Luz da Ciência.
Em seguida, dividiram-se em grupos de trabalho para aprofundar as discussões sobre os dois principais eixos temáticos: Prevenção e Cuidado e Reinserção Social. Durante todo o dia, esses grupos se dedicaram debater soluções para os desafios enfrentados pelo município em relação ao consumo de drogas.
No final da tarde, ocorreu a plenária final, onde as propostas elaboradas nos grupos de trabalho foram apresentadas e votadas. As propostas aprovadas por maioria simples em cada eixo temático agora serão encaminhadas às instâncias competentes para análise e implementação.
Novos conselheiros
Um dos momentos mais importantes da conferência foi a eleição dos novos membros das organizações não governamentais que farão parte do Comped pelos próximos dois anos. Eles terão a responsabilidade de orientar políticas relacionadas ao tratamento, recuperação e reinserção social de dependentes químicos no município, em conformidade com a Política Nacional sobre Drogas.
O Comped foi criado pela Lei Municipal nº 11.100/2004.
Organizações eleitas como conselheiras não governamentais
- Associação Comercial do Paraná
- Ordem dos Advogados do Brasil
- Conselho de Ministros Evangélicos do Paraná
- Associação Casas do Servo Sofredor
- Reitoria do Carmo
- Vida Promoção Social
- Centro Universitário Internacional Uninter