Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Direitos Humanos

Conferência de Migrações, Refúgio e Apatridia de Curitiba será no sábado; saiba como participar

Evento preparatório à 2ªComigrar com a palestrante: Isabella Traub. Curitiba, 15/03/2024. Foto: Rafael Silva

A Assessoria de Direitos Humanos, da Secretaria do Governo Municipal, organizou na sexta-feira (15/3) o evento Diálogo sobre Migrações, Refúgio e Apatridia - termo que define o indivíduo que não possui vínculo de nacionalidade com qualquer país. 

A palestra, aberta à comunidade, aconteceu no auditório da assessoria com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre fluxos migratórios, legislação, garantia de acesso a serviços e políticas públicas. Também serviu como preparação para a II Conferência de Migrações, Refúgio e Apatridia (Comigrar) Curitiba 2024, que acontece no sábado (23/3), das 8h às 17h, no auditório do Setor de Orgânicos do Mercado Municipal (Rua da Paz, 608 - Centro). 

Para se inscrever, os interessados devem preencher ESTE FORMULÁRIO. Além desse evento, a conferência nacional vai ocorrer em junho, em Foz do Iguaçu, no Paraná. 

Direito de migrar

Na palestra de sexta, a advogada e fundadora do Instituto de Políticas Públicas Migratórias (IPPMig), Isabella Traub, 28 anos, conceituou os diferentes termos usados, traçou o histórico brasileiro e abordou questões como as leis e dados acerca da temática. A palestrante também explicou os diferentes tipos de documentação existentes. 

“É importante que os agentes públicos compreendam o tema para terem atitudes compatíveis a essa realidade. Assim, garantindo que os imigrantes se sintam parte e possam acessar os direitos”, diz Isabella. 

Segundo a gerente de proteção social básica da Fundação de Ação Social (FAS), Rosecler Cunha, 46 anos, os imigrantes não têm demanda só por documentos, mas também de pertencer a um novo lugar. “Estamos aprendendo a lidar com esse público, esse diálogo vai ajudar no nosso trabalho”, relata. 

O direito de migrar é assegurado no artigo 13° da Declaração Universal dos Direitos Humanos. “Toda pessoa tem o direito de livremente circular e escolher sua residência no interior de um Estado”, consta na declaração.

Serviço: II Comigrar

Conferência de Migrações, Refúgio e Apatridia
Data:
sábado (23/3), das 8h às 17h
Local: Auditório do Setor de Orgânicos do Mercado Municipal (Rua da Paz, 608 - Centro)
Os interessados devem preencher esse formulário