A confeiteira Suellen Souza, 24 anos, decidiu, no fim de fevereiro, largar o emprego formal e dedicar-se integralmente ao seu próprio negócio. Quando foi formalizar sua empresa, a Sou + Doce, ela não só se tornou oficialmente uma empreendedora como também foi a Microempreendedora Individual (MEI) de número 200 mil de Curitiba.
A formalização foi feita no Espaço Empreendedor do Tatuquara, enquanto ela já estava na produção de doces para a temporada de Páscoa. As entregas de ovos de chocolate até o fim desta semana vai garantir uma renda extra de 50%.
Assim como Suellen, outros 4,8 mil MEIs de Curitiba trabalham na produção e comercialização de alimentos. Para quem, como ela, faz produtos com picos de vendas em datas comemorativas, a programação antecipada da produção é essencial.
Para a Páscoa, a confeiteira começou os preparativos há três meses, em dezembro.
“Aprendi com os erros. Quando ainda conciliava o emprego CLT e o início da minha empresa, comprei os produtos em cima da hora, pagando mais caro pelos insumos. Este ano, comprei os chocolates em dezembro, depois, as embalagens, aí desenvolvi o cardápio, a divulgação”, conta a jovem microempreendedora.
A Sou + Doce produz bolos festivos, os bolos no pote – que ela chama de “copos da felicidade" – e, para essa época do ano Suellen faz, com ajuda da irmã Milena, 26 anos, ovos e barras de chocolate recheados.
São muitas horas a mais de trabalho para tocar o próprio negócio, ela conta, mas diz ser recompensador. Hoje, ela diz já faturar mais como microempreendedora do que ganhava quando era contratada.
Do trabalho como CLT, levou para o próprio negócio a experiência em Finanças para fazer fluxo de caixa, precificar. Para se aprimorar na confeitaria, Suellen tem feito cursos profissionalizantes, transformando a paixão por fazer doces, descoberta durante a pandemia, em ganha-pão.
A formalização
A microempresa é dentro da casa de Suellen, na CIC, e o negócio foi formalizado com o apoio do Espaço Empreendedor do Tatuquara, uma da estruturas da Prefeitura de Curitiba voltados ao fomento do empreendedorismo, gerenciada pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.
“Eu sabia que podia tirar o MEI online, mas eu tinha muitas dúvidas. No Espaço Empreendedor, esclareceram várias dúvidas e me deram o passo a passo, foi bem simples. Com o CNPJ, posso emitir nota fiscal e, assim, fechar contratos com empresas que não fariam se eu fosse apenas uma vendedora de doces”, conta Suellen.
Placa e certificado
Em comemoração à marca atingida de 200 mil MEIs formalizados em Curitiba, o prefeito Rafael Greca entregou à Suellen um certificado e uma placa comemorativa, durante o Smart City Expo Curitiba 2023.
“A marca é resultado do forte empreendedorismo do município, além do grande incentivo para a formalização de empreendedores, por parte dos programas da Prefeitura”, diz a presidente da Agência de Desenvolvimento e Inovação de Curitiba, Cris Alessi.
O Vale do Pinhão, por meio da Prefeitura de Curitiba e da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, tem programas para o desenvolvimento do microempreendedor, como o Bom Negócio, Empreendedora Curitibana, Curitiba Empreendedora, além de nove Espaços Empreendedor, que ofertam informações, mentorias, consultorias e serviços para os microempreendedores individuais.
Os Espaços Empreendedor
O Espaço Empreendedor é uma iniciativa do programa Curitiba Empreendedora e está presente em diferentes ruas da cidadania da cidade. No local é possível obter todas as orientações sobre como formalizar um negócio, fornecer capacitações para gerir o empreendimento e atuar como suporte para empreendedores.
Entre os serviços fornecidos pelo Espaço Empreendedor estão orientação e formalização; consultorias individuais; cursos de capacitação empresarial; acesso ao crédito.
Desde 2017, passaram pelos Espaços Empreendedor mais de 94 mil pessoas e foram realizados 912 mil atendimentos, desde orientação, abertura de empresa, declaração do Simples Nacional, parcelamentos, consultoria, capacitações.
Agendamentos
Os Espaços Empreendedor estão nas Ruas da Cidadania do Bairro Novo, Boa Vista, Boqueirão, Cajuru, CIC, Fazendinha/Portão, Pinheirinho, Santa Felicidade e Tatuquara e atendem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Os atendimentos são realizados, preferencialmente, com horários pré-agendados pelo site Agenda Online.
- CLIQUE AQUI e confira aqui os endereços e e-mails de contato de cada um dos espaços