O prefeito Eduardo Pimentel, acompanhado da primeira-dama, Paula Mocelin, lançou, nesta quarta-feira (26/3), o projeto Conexão Alimentar, que promove o uso sustentável de espaços urbanos para a produção de alimentos, revitalizando áreas degradadas e fortalecendo a segurança alimentar da população. O lançamento ocorreu durante o Smart City Expo Curitiba, na Ligga Arena.
"Curitiba avança mais uma vez com um projeto que une inovação e sustentabilidade, transformando espaços urbanos em áreas produtivas para a comunidade. O Conexão Alimentar reforça nosso compromisso com o meio ambiente e com a segurança alimentar da população", destacou o prefeito.
Ele também agradeceu os visitantes do evento e as equipes envolvidas na iniciativa, destacando a parceria com a Copel como essencial para a viabilização do projeto.
O projeto
O Conexão Alimentar prevê a implementação de um corredor verde multifuncional de 20 km em regiões estratégicas da cidade, abrangendo áreas de influência das redes de transmissão da Copel.
A proposta é transformar espaços ociosos em ambientes produtivos e sustentáveis, com o uso sustentável de áreas degradadas para a implantação de hortas urbanas e produção de alimentos. Além de contribuir para a segurança alimentar, o projeto também favorece a permeabilidade do solo, a mitigação climática e a formação de corredores ecológicos.
Parceria para a sustentabilidade
Dentro da programação, também foi realizada a assinatura do protocolo de intenções entre a Prefeitura e a Copel, formalizando o compromisso de conectar entidades e comunidade. A iniciativa busca integrar ações intersetoriais entre empresas, poder público e pessoas, criando uma rede que envolve diferentes conexões para fortalecer a expertise da Prefeitura de Curitiba e da Copel na promoção da sustentabilidade.
"Estamos comprometidos em ampliar o acesso da população a alimentos frescos e saudáveis, ao mesmo tempo em que promovemos o uso sustentável de áreas urbanas subutilizadas. O Conexão Alimentar é um grande passo para fortalecer a segurança alimentar da cidade", afirmou o secretário Leverci Silveira Filho.
Presenças
Participaram no lançamento o secretário de Estado de Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca; o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; o secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello; a presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Ana Zornig Jayme; o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão; o secretário da Comunicação Social, Marc Sousa; o deputado estadual Alexandre Amaro; os vereadores Meri Martins e Serginho do Posto.
Também compareceram Beto Marcelino, diretor de Relações Governamentais da iCities e gerente do Smart City Expo Curitiba; Osmir José Lavoranti, pesquisador da Embrapa; Luisa Tischer Nastari, superintendente de Governança e Sustentabilidade da Copel; e Laís Gomes Adamuchio de Oliveira, coordenadora estadual do Projeto de Plantas Medicinais do IDR-Paraná.
Smart City Expo Curitiba 2025
O Smart City Expo Curitiba, organizado pelo iCities, hub de inovação com sede na capital, conta com o apoio da Prefeitura de Curitiba e do Governo do Paraná e a chancela da Fira Barcelona, um dos mais renomados organizadores de eventos do mundo.