Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Conselho da Cidade

Concitiba faz a validação final dos Planos Setoriais

Reunião marcou a conclusão das etapas que incluíram o diagnóstico, a definição do quadro de propostas e a escolha e priorização de ações. Foto: Divulgação

Durante a 63ª Reunião Ordinária do Conselho da Cidade de Curitiba, realizada por videoconferência nesta quinta-feira (9/12), foi feita a validação final dos Planos Setoriais que integram o Plano Diretor da cidade. A reunião marcou o fim das etapas que incluíram o diagnóstico, definição do quadro de propostas, escolha e priorização de ações. Os planos serão abertos à consulta pública no início do ano que vem e, posteriormente, promulgados por ato administrativo.

Com a participação de 45 pessoas, entre conselheiros e os observadores, também foi instituída a Comissão Eleitoral para a  eleição do próximo mandato do conselho. Cada entidade pode indicar um representante para ocupar os cargos de titular e suplente. A eleição deverá ocorrer em 2022, durante a Conferência da Cidade em data ainda a ser definida. A reunião foi coordenada pela secretária-executiva do Concitiba, a advogada Sheila Branco.

Na reunião, foram apreciados e validados os Planos Setoriais de Mobilidade e Transporte; Desenvolvimento Ambiental e Diversidade; Habitação e Regularização Fundiária; Desenvolvimento Social; Desenvolvimento Econômico; Defesa Social e Defesa Civil. Dos sete Planos, o de Saneamento Básico foi o único que já havia sido revisado e aprovado em 2017.

As reuniões do Concitiba são etapas primordiais para as atualizações dos Planos Setorais que compõem o Plano Diretor de Curitiba. A dinâmica segue as etapas de diagnóstico, definição do quadro de propostas e de escolha e priorizações de ações  − um processo longo e criterioso que demandou três anos intensos de trabalho e, mesmo durante a pandemia de Covid-19, não teve interrupção.

Presenças

Na 63ª Reunião Ordinária do Conselho da Cidade participaram os conselheiros vereador Oscalino do Povo e Serginho do Posto, representando o Poder Legislativo; Jean Michel Galiano, da Associação Comercial do Paraná (ACP); Mauro Algacir Gonçalves da Costa, da Associação de Moradores Saturno; Lafaiete Santos Neves, da Associação dos Professores da UFPR (APUFPR-SSIND); Mariane Erbanor Romeiro, do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Paraná (Sinduscon); Cláudia Schnexk e Miguel Roguski, do Curitiba 2035; Andrea Braga, do Conselho Regional de Serviço Social (Cress-PR), Juliano Geraldi, do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) e Janaina de Fátima Chudzik, do Instituto de Histórico e Geográfico do Paraná (IHGPR), Deisy Carolina Tavares Ribeiro, da Terra de Direitos; Luiz Henrique Calhau da Costa, do Sindicato dos Engenheiros do Paraná (Senge-PR) .

O Ippuc foi representado pelo assessor da presidência, Ricardo Bindo e integrantes das equipes técnicas das diretorias de Projetos, Planejamento e Implantação e coordenadores dos planos setoriais.

Ainda por parte da estrutura municipal também participaram da reunião do Concitiba, o coordenador da Defesa Civil, Inspetor Nelson Ribeiro e Susana Costa, da Secretaria Municipal da Defesa Social e Trânsito (SMDT); Denise Mitiko Murata, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA); Viviane Poletto, da Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento (SMF); Cyntia Ville Cardon, da Secretaria do Governo Municipal (SGM); Aldemar Venancio Martins Neto, da Urbanização de Curitiba S/A (URBS); Melissa de Athayde Cunha Kesikowski e Meiri Morezzi, da Companhia de Habitação Popular (Cohab-CT).

Em alta