Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Políticas públicas

Concitiba define habitação social e mobilidade como temas das discussões de 2023

Concitiba define habitação social e mobilidade como temas das discussões de 2023. Foto: Maria Luiza Arazaki/Ippuc

Um dos principais instrumento de participação popular de planejamento e gestão urbana, o Conselho da Cidade de Curitiba - Concitiba - realizou nesta quinta-feira (20/4) a primeira reunião do ano, a 68ª reunião ordinária. Formado por representantes da municipalidade, entidades de classe, associações de moradores, poder legislativo, universidades e sociedade civil organizada, o Concitiba delibera sobre prioridades do planejamento urbano, sob a ótica do cidadão curitibano.

Para fortalecer essa finalidade institucional, os representantes do Concitiba puderam conhecer com maior profundidade o Fala Curitiba, plataforma de consulta pública do município que apura as prioridades de investimento do orçamento junto aos moradores da cidade.

“Os conselheiros são os multiplicadores dessa ferramenta importante para democracia no município”, explica a secretÁria executiva do Concitiba, Sheila Branco.

 

Habitação social e mobilidade

Além do treinamento de multiplicação do Fala Curitiba, os conselheiros deliberaram sobre os principais temas das próximas reuniões do ano, o calendário de ações e a eleição dos integrantes da próxima gestão do Concitiba. As discussões foram conduzidas pelo arquiteto Ricardo Bindo, representante do presidente do Concitiba, Luiz Fernando Jamur.

Na reunião, ficaram definidos os temas da pauta de 2023, a partir de propostas enviadas pelos representantes e escolhidas por votação: mobilidade urbana, habitação social e regularização fundiária.

Para 2023, as reuniões do Concitiba serão realizadas a cada dois meses, - abril, junho, agosto, outubro e dezembro - para as pautas ordinárias, sempre às quintas-feiras, no auditório do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc)

Os atuais conselheiros foram eleitos na 6º Conferência Municipal de Curitiba. O Concitiba foi um dos únicos do país que manteve as atividades de ações de planejamento urbano mesmo durante a pandemia, estendendo a vigência da atual gestão.

Com a reativação do Ministério das Cidades pelo governo federal, o Concitiba deliberou por aguardar as definições para determinar novas eleições no município.

 

 

Em alta