O Conselho da Cidade de Curitiba (Concitiba), técnicos da Prefeitura e representantes do Conselho Municipal de Política sobre Drogas debateram, nesta quarta-feira (28/7), as políticas e planos municipais de controle e prevenção às drogas, como parte das Câmaras Temáticas do Plano Setorial de Defesa Social e Defesa Civil.
Na reunião, por videoconferência, o coordenador do Departamento de Política sobre Drogas, da Secretaria Municipal da Defesa Social e Trânsito, Thiago Ferro, detalhou aos conselheiros o trabalho da Prefeitura para a prevenção e controle da drogadição.
As linhas de ação do município neste campo envolvem quatro eixos: a prevenção; o cuidado; a reinserção social; estudos, pesquisas e avaliações permanentes.
Thiago Ferro destacou o projeto do ônibus Intervidas, que leva atividades culturais à população com a finalidade de conscientização e auxílio à reinserção social e que teve aumento no número de atendimentos de pessoas em situação de rua que fazem uso de álcool e outras drogas. Fazendo o recorte de um período de atendimento, no ano passado em três dias foram realizados 1.429 atendimentos. Neste ano o número chegou a 2.832 em um dia de atuação.
Outro programa citado por Ferro foi o Nova Morada Vida Nova, que consiste na oferta de "hotel social ", com refeições e dormitórios para as pessoas que estão no processo de reinserção. Este programa foi inicialmente implantado em escala nacional, mas somente obteve êxito no município de Curitiba, onde conta com o envolvimento multidisciplinar de diversos órgãos municipais, como a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (SMSAN), a Guarda Municipal e a Fundação de Assistência Social (FAS).
Além das refeições e dormitórios são também oferecidos nos hotéis serviços de cortes de cabelo, treinos de escrita e leitura, entre várias outras atividades.
As intervenções do Junho Branco, mês de conscientização ao combate às drogas, também foram destacadas.
Proteção à infância
A representante titular da Associação de Entidades de Mulheres do Paraná (Assempa) no Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comped), Silvana Fcachenco, reforçou a importância de proteger a população jovem, não apenas na questão do consumo, mas também do tráfico. “Um grande gargalo é a questão da maioridade. Infelizmente, o menor é um grande veículo da droga”, observou Silvana.
Entre outras ações em parceria com foco na juventude foram citados os projetos do Instituto Shogun Rua, que ensina artes marciais e Pais Atuantes, Filhos Protegidos, que produz peças teatrais educativas.
Representando o Poder Legislativo na reunião do Concitiba, o vereador Oscalino do Povo ressaltou a importância da descentralização das instâncias de saúde mental junto às Administrações Regionais, para auxiliar o maior número possível de pessoas situação de drogadição.
O conselheiro Sérgio dos Santos, representante dos Movimentos Populares, destacou o suporte da Guarda Municipal na prevenção e repressão ao tráfico de entorpecentes. "Não pode deixar a droga entrar nas comunidades, pois depois que entra a pessoa não tem mais consciência", frisou Santos.
Janaína Chudzik, representante do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná (IHGPR), também ressaltou a importância do trabalho de auxílio ao Poder Público fruto de parceria com entidades religiosas de Curitiba.
Para o representante da Associação Comercial do Paraná (ACP), Jean Michel Galiano, também é relevante a desarticulação econômica dos grandes traficantes, como medida eficiente na luta contra as drogas.
O representante da Associação de Moradores Saturno no Conselho da Cidade, Mauro Algacir Gonçalves da Costa, elogiou a apresentação do município feita na reunião do Concitiba.
Participantes
A reunião foi coordenada pela secretária executiva do Concitiba, Sheila Branco. Também participaram da videoconferência, os conselheiros Lafaiete dos Santos Neves, da Associação dos Professores da UFPR (APUFPR-SIND); João Carlos Santana, da Associação Comunitária Unidos da Vila Maria e Região; Sérgio dos Santos, do Centro Comunitário Alto da Bela Vista. Do Conselho Municipal de Política Sobre Drogas (Comped) estiveram presentes Leandro Fidelis, Patrícia Góes Cardoso e Rogério Sech.
De parte da Prefeitura participaram Susana Lins, coordenadora do Plano Setorial de Defesa Defesa Social e Defesa Civil na SMDT; Maria Cristina Trovão Santana, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc); Andressa Lopes Pelim Ruy e Ana Cancelier, da SMDT; Aldemar Martins Neto, da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) e Melissa de Athayde Cunha Kesikowski, da Companhia de Habitação Popular (Cohab-CT).