Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Encontro de culturas

Concerto gratuito na Capela Santa Maria celebra irmandade entre Curitiba e Himeji

Concerto gratuito vai celebrar irmandade entre Curitiba e Himeji Foto: Cido Marques

Premiados músicos da cidade japonesa de Himeji trazem sua arte para Curitiba em um concerto na Capela Santa Maria, nesta quarta-feira (8/5), às 20h. Seizan Matsuzaki, virtuoso do shakuhachi, e Kana Shinpuku, especialista no koto e shamisen, instrumentos típicos do Japão pouco conhecidos no Brasil, apresentarão um repertório que inclui tanto as tradições japonesas quanto brasileiras, de diversas épocas e estilos. A entrada é gratuita.

O concerto é uma celebração dos 40 anos da irmandade entre as cidades de Curitiba e Himeji, no Japão, e resultado da parceria entre as duas prefeituras e com o apoio da Fundação Cultural, Instituto Curitiba de Arte e Cultura e Consulado Geral do Japão em Curitiba.

“O concerto fortalece os laços culturais e intercâmbio entre as comunidades”, destaca a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro.

A apresentação contará também com a participação especial de músicos brasileiros: João Egashira, no violão, e Julião Boêmio, no cavaquinho. "A música pode ser um fator de união de laços entre as duas cidades de uma forma muito eficiente, e vamos unir músicos que têm uma bagagem musical diferente, mas com vontade de construir um lindo espetáculo", comentou Egashira.

Seizan Matsuzaki, mestre do shakuhachi, tem uma grande carreira musical. Graduado e pós-graduado pela Universidade de Artes de Tóquio, já se apresentou com orquestras de destaque internacional como a Filarmônica de Viena e a Sinfônica da NHK. Além de suas performances, Matsuzaki é presidente da Orquestra de Instrumentos Japoneses AIOI.

Kana Shinpuku, especialista em koto (harpa horizontal japonesa), desde criança, se dedica aos estudos de instrumentos tradicionais japoneses. Ela já realizou concertos em várias partes do mundo e colaborou com orquestras, como a Sinfônica de Tóquio. Shinpuku não só se destaca como musicista, mas também como educadora, ensinando jovens em seu país.

Serviço

Quarta-feira, 8 de maio, às 20h
Local: Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273)
Entrada gratuita