Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Mais forte que as dificuldades

Concerto da Camerata Antiqua celebra os 30 anos de compromisso social da FAS em Curitiba

Concerto da Camerata Antiqua de Curitiba comemorou os 30 anos da Fundação de Ação Social (FAS) na Capela Santa Maria - Curitiba, 10/05/2023 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

Um concerto da Camerata Antiqua de Curitiba comemorou os 30 anos da Fundação de Ação Social (FAS), na noite desta quarta-feira (10/5). Sob a regência da maestrina Mara Campos, o aniversário da fundação - que é responsável pelas políticas da assistência social e do trabalho e emprego na capital – foi celebrado com obras de Henry Purcell, Antonio Vivaldi, Heitor Villa-Lobos, John Newton, Ludwig van Beethoven e Bento Mossurunga.

O concerto, realizado na Capela Santa Maria, reuniu o prefeito Rafael Greca e o vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, além de servidores da atual gestão e também aposentados da instituição e convidados.

“A FAS nasceu do coração da Margarita (primeira-dama Margarita Sansone) para cuidar da população vulnerável. Naquela época, não havia em Curitiba um programa de ação social, mas ela sabia que algo tinha que ser feito”, relembrou Greca.

“Naquele momento percebemos que poderíamos ser mais fortes do que as dificuldades e enfrentar a marginalização, a indigência, o sofrimento e, com as armas do amor, fazer o que nós fomos capazes de fazer”, disse o prefeito, emocionado.

Pioneirismo

Greca fez uma retrospectiva da implantação de programas e serviços ao longo dos anos, muitos ainda hoje desenvolvidos para atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social da capital.

“Começou com o Restaurante de R$ 1, que se multiplicou nos atuais Restaurantes Populares de Curitiba e Mesas Solidárias, e que foi seguido pela Casa da Acolhida e do Regresso (CAR) e pela Pousada de Maria, que acolhe mulheres vítimas de violência, com ou sem filhos”, destacou.

O prefeito citou ainda a implantação de programas como o Tudo Limpo, o Vale-Vovô e Vovó, que oferecia cesta básica para os idosos, e também o Disque Solidariedade, que até hoje faz o repasse de doações para pessoas em vulnerabilidade.

O programa Liceu de Ofícios, que oferece cursos gratuitos de capacitação profissional para toda a população, e o 1º Empregotech, que forma jovens para o mercado de tecnologia, também foram destacados pelo prefeito.

“Ninguém merece ter a condição de vulnerável e ser condenado a ser invisível na sociedade. Por isso, dentro do preceito de que as sociedades devem se ajudar mutuamente, com sentimento de comunhão e de fraternidade, existe a nossa gloriosa FAS”, concluiu Greca.

Repertório

A Camerata Antiqua emocionou os convidados com as obras Welcome to All the Pleasures, de Henry Purcell; Gloria RV 589, de Antonio Vivaldi; O Trenzinho do Caipira (Bachianas nº 2) e Floresta do Amazonas, de Heitor Villa-Lobos; 9ª Sinfonia, de Ludwig van Beethoven; e, por fim, o Hino de Curitiba, de Bento Mossurunga.

Durante a apresentação de cada obra, em um telão, fotografias mostraram ao público os principais programas e serviços executados pela FAS ao longo dos 30 anos de existência, confirmando o pioneirismo e a dedicação da fundação no atendimento a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e risco social em Curitiba.

O vice-prefeito, Eduardo Pimentel, cumprimentou a presidente da FAS, Maria Alice Erthal, em nome de Margarita Sansone e todos os servidores da fundação. “Quantas vidas foram salvas nestes 30 anos, quantos filhos voltaram para casa, quantas famílias foram restituídas pelo trabalho da FAS”, disse.  

Eduardo destacou a dedicação dos servidores da FAS que trabalharam durante todo o período da pandemia da covid-19, o que arrancou aplausos da plateia.  

Maria Alice agradeceu à apresentação da Camerata Antiqua e também a toda a equipe da FAS, secretarias municipais e instituições parceiras. A presidente participou da celebração acompanhada da superintendente de Gestão da FAS, Veranice Vieira de Lara Hayashida, e da assessora técnica Eliane do Rocio Wosgerau Santos, que trabalham na fundação desde sua criação.

Esta foi a segunda agenda em comemoração aos 30 anos da FAS. A primeira foi realizada no último dia 3, com uma missão na Catedral Basília Menor de Curitiba.   

Presenças

O evento contou com a presença dos secretários Luiz Fernando Jamur (Governo), Luiz Gusi (Segurança Alimentar e Nutricional), Carlos Eduardo Pijak Junior (Esporte, Lazer e Juventude), Cristiano Hotz (Finanças), Maria Silvia Bacila (Educação), Beatriz Battistella Nadas (Saúde), Leverci Silveira Filho (Região Metropolitana) e Cinthia Genguini (Comunicação Social).

E, ainda, da procuradora-geral no município, Vanessa Volpi; dos presidentes da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, da Cohab, José Lupion, e da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Cris Alessi; do diretor-presidente da Curitiba S/A, Marcelo Linhares Freshe; do controlador-geral da Prefeitura de Curitiba, Daniel Conde Falcão Ribeiro; do presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Marino Galvão Júnior; da administradora regional Santa Felicidade, Simone da Graça das Chagas Lima; da deputada estadual Márcia Huçulak; do diretor-geral do Hospital Pequeno Príncipe, Álvaro Carneiro; e do diretor do Asilo São Vicente de Paulo, padre José Aparecido.