Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Mãos que Ajudam

Comunidade participa de mutirão para cuidar das escolas

Cinco unidades da rede municipal receberam, neste final de semana, ações do Projeto Mãos Que Ajudam a Educação.. Curitiba, 21/04/2018 Foto:Divulgação/SME

Seis unidades da rede municipal receberam, neste fim de semana, ações do Projeto Mãos Que Ajudam a Educação. O mutirão reuniu servidores da Educação, famílias e cerca de 80 voluntários em escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da rede para um dia de ação social e de manutenção da unidades, com pintura e reparos de  parquinhos, hortas e quadras.

A ação de serviço comunitário é promovida pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em todo o país. O superintendente Executivo da Secretaria da Educação, Oséias Santos de Oliveira, acompanhou as atividades e destacou pontos importantes do trabalho com essa parceria. “A parceria prevê envolvimento, vínculo e ações para modificar escolas e CMEIs e mostrar que a unidade é um patrimônio e deve ser cuidada e preservada por todos”, disse Oséias.

No CMEI Nossa Senhora de Fátima, no Boa Vista, o mutirão envolveu manutenção nos vidros, pintura das janelas e do parquinho da unidade. A Escola Municipal Heráclito Fontoura Sobral Pinto, no Sítio Cercado, também recebeu o mutirão. Paredes, parquinho, a casa de bonecas e até as calçadas foram cobertas de cores, formas e objetos diferentes.

Também receberam ações do Programa Mãos Que Ajudam a Educação as escolas municipais Tanira Regina Schimidt (Boa Vista), CEI Maestro Bento Mossurunga (Boqueirão), Mansur Guérios (CIC) e Sônia Maria Coimbra Kenski (Santa Felicidade).

Em 17 anos, o Mãos que Ajudam já atendeu mais de 1,5 milhão de pessoas e contou com a participação de cerca de três milhões de voluntários.

Escola Bem Cuidada

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, comenta que mutirões como esse são importantes e contribuem para a conservação das unidades, mas destaca que a secretaria faz constantemente a manutenção das 185 escolas e dos 218 CMEIs.

Pelo programa Escola Bem Cuidada, cerca de cem escolas e creches da rede municipal estão recebendo melhorias. “Além das ações da administração municipal, com reformas, benfeitorias, investimentos, é importante que a população nos ajude a manter as escolas cuidadas, denunciando vandalismo”, afirma a secretária Maria Sílvia. O telefone da Guarda Municipal é o 153.

Somente no ano passado, a Secretaria da Educação fez 428 intervenções em unidades das dez regionais, com investimentos de R$ 4,5 milhões.