Na noite de quarta-feira (14/6), uma turma de 51 aspirantes à Guarda Municipal Mirim, da escola Margarida Orso Dallagassa, localizada no bairro Tatuquara, passaram a integrar o programa coordenado pela Guarda Municipal de Curitiba.
Após passarem por um período de formação de três meses, as crianças participarão do ato solene de incorporação que acontece na sede da escola, com a presença da comunidade escolar.
“Enquanto são aspirantes eles recebem diversas instruções tais como civismo, ordem unida, preservação ao meio ambiente, trânsito, primeiros socorros básicos, entre outros” , explica Johny Carlos, coordenador de Programas de Projetos Sociais da Guarda Municipal.
No período de formação, as crianças participantes também realizam atividades externas, como visitas orientadas em museus, parques, praças, na Escola Pública de Trânsito (EPTRAN), entre outros locais, além da participação em eventos culturais e cívicos, como desfiles e acantonamentos.
“A Guarda Mirim fortalece a amizade, o espírito de equipe e a valorização da comunidade onde atuam”, completa Johny.
A Guarda Municipal Mirim está presente em 21 escolas da capital, com a participação de aproximadamente 2.000 crianças. O programa funciona desde 2004 e busca promover valores como respeito aos colegas, pais e professores. Além disso, são apresentados conceitos de hierarquia e disciplina, como caminhos importantes para vida e para os estudos.
Participaram da solenidade o chefe do Núcleo Regional da Guarda Municipal do Tatuquara, Adelson Lopes; a representante do Núcleo Regional da Educação do Tatuquara, Daniele Lisboa; os coordenadores de Programas e Projetos Sociais da GM, Aparecido Carlos de Oliveira e Jhony Carlos; o guarda municipal Coordenador Disciplinar da escola Margarida Orso Dallagassa, Sandro Reinhold; a diretoria do EM, Suzana Braga Pimentel Rubin, e a vice-diretora, Flávia Boçon.