Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Participação popular

Comunidade do Caximba elege Comissão de Representantes

Equipe que trabalhou no processo eleitoral: Cohab, ELO, Administração Regional Tatuquara, Utag, PUC, e Ministério Público. Foto: Divulgação

 

Com grande participação popular, moradores da Vila 29 de Outubro e adjacências elegeram, no sábado (19/11), a Comissão de Representantes (CRE) da comunidade no Projeto Gestão de Risco Climático Bairro Novo do Caximba. Dentre 35 inscritos, dez foram eleitos para serem os porta-vozes das 1.693 famílias que serão beneficiadas pela intervenção.

“Desde a concepção deste grande projeto, a participação popular sempre esteve presente. Reuniões, consultas públicas, visitas e plantões foram realizados para ouvir as demandas dos moradores. A formação da comissão aproxima ainda mais a comunidade da Prefeitura”, ressalta o prefeito Rafael Greca.

A eleição aconteceu na Escola Municipal Joana Raksa, que fica ao lado do Escritório Local (ELO) montado pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) para atender de forma permanente a população que faz parte do projeto. Mais de 100 moradores compareceram à votação.

Para ter direito a voto, cada morador precisou fazer um credenciamento para identificação dos documentos e local de moradia. Os participantes receberam crachás que foram utilizados como ferramenta de votação.

Foram eleitos para compor a comissão: Adriana da Cruz, Antônio do Nascimento, Bruna Gonçalves da Silva, Geisana Mainardes, João Batista Bueno, Jorge Nunes, Lucilene da Cruz, Magno Pereira, Marilda dos Santos e Natália Guerreiro.

Os irmãos João Ademir da Cruz, 69 anos, e José Tadeu da Cruz, 62, compareceram para votar. Moradores da região desde a adolescência, eles hoje são vizinhos.

“Gosto de participar do dia a dia da comunidade, fazer parte do coletivo”, disse João. “Um evento excelente, muito bonito ver a participação dos moradores neste processo. Juntos, nós somos mais fortes”, completou José.

 

 

Atribuições

Uma das atribuições da CRE é levar informações do projeto para toda a população envolvida. Outras funções são acompanhar o cronograma de execução das obras e incentivar a participação das famílias nas ações do trabalho social. A comissão será responsável por apresentar de forma oficial as questões oriundas dos moradores aos representantes da Prefeitura.

Todos os moradores terão a oportunidade de colaborar com o projeto. A montagem da comissão que garante maior transparência das ações contou com a participação do Ministério Público do Paraná, Fundação de Ação Social (FAS), Administração Regional do Tatuquara e o Núcleo de Direitos Humanos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC).

A coordenadora o Núcleo de Direitos Humanos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), Andreia Braga, discursou para os moradores momentos antes de ser aberta a votação.

“É fundamental a comunidade entender o papel dessa comissão de representantes, eles vão ser a voz de todos os moradores e moradoras, para funcionar como uma ponte para levar informações do projeto e também trazer as dúvidas das famílias”, disse.

Além de Andreia, estiveram presentes nas eleições o administrador regional do Tatuquara, Marcelo Ferraz; o chefe de gabinete da regional Tatuquara, Gabriel Gonçalves; a diretora de relações comunitárias da Cohab, Meiri Morezzi; a consultora de gênero, Patrícia Betti; Jennifer Sotto Maior, do Ministério Público e técnicos da Prefeitura. 

Em alta