Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Obra nos bairros

Comunidade aprova obra de reciclagem de asfalto da Prefeitura de Curitiba em rua do Boqueirão

Prefeito Rafael Greca vistoria obras de asfalto novo na Rua José Maurício Higgins no bairro Boqueirão - Curitiba, 10/04/2024 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

O prefeito Rafael Greca vistoriou, na tarde desta quarta-feira (10/4), as obras de reciclagem do asfalto na Rua Professor José Maurício Higgins, no Boqueirão.

As melhorias ocorrem nos 1.200 metros entre as ruas Emília Andretta e Oliveira Viana e elevam para 2 mil metros o trecho pavimentado na mesma via desde o ano passado. Em 2023, receberam asfalto novo cerca de 800 metros da Rua Professor José Maurício Higgins, entre a Avenida Marechal Floriano e a Rua Oliveira Viana.

A intervenção total integra o Programa Asfalto Novo, da Prefeitura de Curitiba, que já assegurou 1.045 km de recuperação da malha viárias nos bairros da cidade.

Setor em obras

A Rua Professor José Maurício Higgins é uma das quatro do bairro, na área de abrangência da Regional Boqueirão, com a manutenção do pavimento em andamento ou programada para iniciar nas próximas semanas. No total, são quase 6 km de obras em andamento ou prestes a começar neste período. 

“Essa obra vem para dar mais mobilidade e qualidade a esse bairro querido e que diz tanto ao meu coração de prefeito”, disse Greca. Ele estava acompanhado do secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, e do administrador da Regional Boqueirão, Ricardo Dias, e foi recebido por moradores que foram agradecer as obras de mobilidade urbana no bairro.

A comunidade aprova

“A vizinhança está muito feliz por essa melhoria”, elogiou a líder comunitária Júlia Bordun, que estava acompanhada das netas Maria Eduarda Bordun Bertoldi e Letícia Gabriela Bordun. Moradora antiga da via, Júlia entregou a Greca uma caneca decorada com motivos do artesanato ucraniano.

Também com mais de três décadas residindo na mesma rua, o casal de aposentados Sidney Blum e Edite Liz Blum e a vizinha Denise Manenti se juntou a Greca para celebrar o asfalto novo na rua. “Nossa rua fica bem cuidada”, observou Edite.

Também recebem manutenção do pavimento as ruas Dr. Simão Kossobudski, em 1.300 metros, e a Carlos Essenfelder, em trecho de 1.010 metros. A próxima rua do bairro a receber a melhoria será a Waldemar Loureiro Campos, em 2.470 metros. 

Os trabalhos são coordenados pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).

Reforço na estrutura

De acordo com o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, na requalificação do asfalto pelo método de reciclagem revitaliza-se a camada asfáltica danificada com o reforço da estrutura do pavimento. “A técnica da reciclagem reduz os impactos ambientais e otimiza recursos”, destaca Rodrigues.

Nesta técnica, explica o secretário, o antigo pavimento é retirado e triturado. Na sequência é incorporado ao material água, cimento e pedra, compondo uma nova base para o piso. Em seguida, são aplicadas camadas de reperfilamento e revestimento asfáltico.

Programa Asfalto Novo

As obras de requalificação das ruas fazem parte do programa Asfalto Novo, que já assegurou 1.045 km de pavimentação de qualidade nos bairros das dez administrações regionais da cidade. Durante a gestão Rafael Greca, foram realizadas 2.166 ações de pavimentação em 1.822 ruas (algumas ruas receberam mais de uma intervenção em diferentes trechos).

A maior parte das intervenções, 91%, aconteceu em bairros mais distantes do Centro de Curitiba. A extensão total do Asfalto Novo é de 1.045.359 metros, com 2101 intervenções entregues (969.304 metros) e 65 em andamento (76.055 metros).

Nos bairros da Regional Boqueirão já foram executadas 183 ações que asseguraram 94 km de asfalto novo nos quatro bairros da regional.

Em 2023, o programa Asfalto Novo da Prefeitura de Curitiba atingiu o melhor resultado desde o seu lançamento em 2017. Foram concluídas 513 ações de pavimentação em vias dos 75 bairros da cidade, o equivalente a quase uma obra e meia finalizada por dia.

O critério de inclusão das vias no programa Asfalto Novo considera ruas com equipamentos públicos, como unidades de saúde e escolas, aquelas que servem de ligação entre bairros e estão no itinerário do transporte coletivo e as escolhidas pela população através do 156 e do Fala Curitiba.