Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Para formar campeões

Complexo Esportivo do Xaxim vai se tornar o Centro de Referência Paralímpica de Curitiba

Complexo Esportivo do Xaxim vai se tornar o Centro de Referência Paralímpica de Curitiba. Curitiba, 18/11/2021. Foto: Luiz Augusto/SMCS

 

O bairro Xaxim vai ganhar o Centro de Referência em Iniciação Esportiva Paralímpica de Curitiba. As instalações do Complexo Esportivo do Xaxim, na Rua Dom José Marello, 101, passarão a abrigar o Centro de Referência, que irá capacitar profissionais e treinar atletas paralímpicos desde a base até o alto rendimento esportivo. 

O acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura de Curitiba e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) foi assinado na tarde desta quinta-feira (18/11) pelo secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Emilio Trautwein, e pelo vice-presidente do CPB, Yohansson do Nascimento. A solenidade foi no Centro de Referência em Esporte e Atividade Física (Creaf), no bairro Guaíra.

“O esporte é grande, mas o paradesporto é gigante. Precisamos fazer com que as informações sobre o paradesporto cheguem às casas, às famílias. Mostrar que o esporte é acessível a todos. Vamos fazer um paradesporto de excelência em Curitiba”, afirmou o secretário Emilio Trautwein.

O vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Yohansson do Nascimento, explicou que o CPB disponibiliza as ferramentas para usar a estrutura disponível nas cidades. “O objetivo principal é dar continuidade ao que vem sendo feito no esporte paralímpico brasileiro. O CPB quer ter pelo menos um Centro de Referência em cada estado do país”, disse. 

Yohansson tem deficiência nos membros superiores, nasceu sem as duas mãos e ganhou seis medalhas em Paralimpíadas, 11 em campeonatos mundiais e nove em Parapan-Americanos no atletismo. 

O atleta curitibano de parabadminton Vitor Tavares, que conquistou a 4ª colocação nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, afirmou que o Centro de Referência em Iniciação Esportiva Paralímpica de Curitiba vai motivar mais pessoas com deficiência a praticar esportes. 

“Vamos conseguir descobrir novos talentos. Esporte é vida e saúde para todos, para pessoas com deficiência e sem deficiência”, disse Tavares, que é quatro vezes campeão Brasileiro, campeão Panamericano, campeão Sul-Americano, campeão dos Jogos Parapan-Americanos, além de ter conquistado três medalhas de bronze em Campeonatos Mundiais. 

Capacitação Paralímpica

Na tarde desta quinta-feira (18/11), também foi assinado um acordo de Cooperação Técnica para Oferta de Capacitação em Educação Paralímpica do CPB. Serão oferecidos cursos gratuitos, no formato EAD (educação a distância), para os educadores físicos e profissionais que atuam no atendimento a pessoas com deficiência em programas e atividades esportivas e de lazer em Curitiba. 

Os conteúdos dos cursos vão envolver: Movimento Paralímpico Fundamentos Básicos do Esporte, Classificação Esportiva Paralímpica e Modalidades Paralímpicas na Escola.

Centro de Referência

Inicialmente, o Centro de Referência em Iniciação Esportiva Paralímpica de Curitiba vai oferecer quatro modalidades: bocha paralímpica, basquete em cadeira de rodas, parabadminton, e tênis em cadeira de rodas.

O Complexo Esportivo do Xaxim já oferece treinamentos em bocha paralímpica e basquete em cadeira de rodas. Em 2022 também serão oferecidas as modalidades de parabadminton e tênis em cadeira de rodas. Serão feitas oficinas para crianças com deficiência e os pais conhecerem mais sobre as modalidades.

“Sempre foi um sonho ter um Centro Paralímpico em Curitiba. Temos vários paratletas de destaque na cidade e o Centro vai ajudar a crescer ainda mais o paradesporto em Curitiba”, disse Márcia Walter, professora de Educação Física da Smelj e que será coordenadora do Centro de Referência em Iniciação Esportiva Paralímpica de Curitiba.

 

Parajaps

No mesmo evento, foram entregues os troféus conquistados pela delegação de Curitiba nos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (Parajaps). A equipe da capital foi campeã geral pela 9ª vez consecutiva dos Parajaps. A competição aconteceu nos dias 30 a 31 de outubro na cidade de Londrina (Norte). 

Entre as atletas premiadas estava Lorena de Oliveira Koenig, que ganhou duas medalhas de ouro na petra, triciclo em que atletas com paralisia cerebral disputam provas de atletismo de frame running de 100, 200 e 400 metros.

Foram entregues os troféus conquistados nos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (Parajaps) para os seguintes técnicos (as) e atletas:

Atletismo
Técnica: Evelyn Bettinello Romualdo Sabadin
Atleta: Guilherme Augusto Rutelionis
 
Bocha paralímpica
Técnico: Fábio Luis Ribeiro de Lima e Neila Maria de Souza Wendlig
Atleta: Laila Tais Dessuy
 
Golf7
Técnica: Clarice Modesto Gazolla
Atleta: Lucas Guilherme de Andrade Prusak
 
Natação            
Técnica: Eliana Patrícia Pereira
Atleta: Vinicius Lima Cardoso
 
Paracanoagem            
Técnico: Cleverson
 
Paraciclismo            
Técnico: Thiago Ortega
Atleta: Edenir Silva
 
Parataekwondo            
Técnico: Marcelo Sasaki
 
Tênis de mesa            
Técnico: Benedito Rodrigues de Oliveira
Atleta: Cincler Trevisan
 
Voleibol Sentado Masculino            
Técnica: Alessandra Thomaz Folmann de Oliveira
Atleta: Daniel Jorge da SIlva
 
Xadrez            
Técnico: Everson

Presenças

Também participaram do evento o coordenador de Educação Paralímpica do CPB, David Costa, o coordenador do Paradesporto na Superintendência Estadual do Esporte do Paraná, Mario Sergio Fontes, os diretores da Smelj de Incentivo ao Esporte e Promoção Social, Carlos Eduardo Pijak Jr; de Esporte, Juarez Cesar Zanon Junior; e de Lazer, Ronaldo Machado Babiak, o assessor da Juventude da Smelj, Mário Augusto Fontoura Jr,  a diretora do Departamento de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado da Secretaria Municipal da Educação, Gislaine Coimbra Budel, a coordenadora do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Fernanda Primo, e paratletas, técnicos e dirigentes esportivos que participaram dos Parajaps.