Passado e futuro têm um caminho em comum no Centro de Curitiba, a Voluntários da Pátria. Cenário de uma recente transformação, a rua tem atraído a atenção de quem circula entre as Praças Osório e Rui Barbosa, e virou a primeira Rua Completa da capital paranaense, e a sétima do Brasil a receber esse título.
A iniciativa do Ruas Completas é da Organização Não Governamental WRI Brasil, que acompanha pelo país cidades que mudam desde a mais simples viela a avenidas movimentadas para locais de convivência e de movimentação segura entre veículos, bicicletas e, principalmente pedestres.
A transformação na rua foi feita abaixo do piso até a iluminação. O pacote foi completo, com nova tubulação de drenagem para evitar alagamentos, rede de esgoto, calçadas mais largas, com faixa acessível e outra com piso original em mosaico português, bancos, iluminação em LED com fiação subterrânea, pista de veículos em pedras para manter o trânsito mais amigável, faixas elevadas de travessias de pedestres e arborização.
Rua para pessoas
Quem aprovou a obra da Prefeitura de Curitiba são comerciantes e moradores do entorno. Desde a inauguração, em fevereiro, a “nova” Voluntários da Pátria tem mais fluxo de pessoas circulando.
“Percebi mais gente andando por aqui. Antes as pessoas preferiam passar pela rua de trás (Senador Alencar Guimarães). O fluxo realmente aumentou”, fala Maiara Fernanda dos Santos, gerente de uma tradicional loja de artigos de cozinhas, restaurantes e lanchonetes.
As caminhadas do casal Matilde e Leonir Stédile mudaram de trajeto. Para ir do Edifício Asa, na Praça Osório, até a Rua da Cidadania da Matriz, na Praça Rui Barbosa, agora é pela Voluntários da Pátria.
“Sensacional, nota mil para essa obra e para o Centro da cidade que tá realmente mais bonito, limpo e iluminado”, disse Matilde Stédile.
Joia histórica com rosto limpo
Da Praça Osório, a professora aposentada Iolanda Motta, que mora no bairro Abranches, viu o prédio do Instituto de Educação do Paraná, que fica entre as Ruas Voluntários da Pátria e Emiliano Perneta, e resolveu passar pela Voluntários da Pátria para conferir a beleza do prédio histórico.
“Fiquei admirada de ver ele tão bonito, realmente chamou minha atenção e passei aqui pra fotografar”, disse a professora aposentada Iolanda Motta.
Um dos colégios mais antigos do Paraná, fundado em 1876 e cujo prédio atual foi construído em 1922, o Instituto teve toda fachada recuperada pela pintura da Prefeitura. O imóvel tem fachada para a Rua Emiliano Perneta e uma das laterais voltada para a Voluntários da Pátria.
O trabalho de pintura levou três meses. O colégio pertence ao Governo do Estado e a edificação é tombada pelo Patrimônio Estadual da Cultura e classificada como Unidade de Interesse de Preservação.