Cidade mais inteligente do mundo, Curitiba vem recebendo elogios das comitivas das cidades que estão visitando a capital nesta semana. Os representantes vieram para participar do XVII Congresso Internacional de Cidades Educadoras, que acontece no Parque Barigui até esta sexta-feira (24/5).
Além de debater e trocar experiências relacionadas à educação, as comitivas estão conhecendo toda a estrutura e cultura curitibanas, que fazem a cidade ser conhecida em todo o mundo.
O chefe da Assessoria de Relações Internacionais de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó, valoriza essa boa relação que Curitiba vem desenvolvendo com outras cidades educadoras no mundo.
“Curitiba ocupa o lugar que sempre mereceu no mundo: de colaboração e convivência harmoniosa entre as nações”, diz Feijó.
Nesta terça-feira (21/5), participantes do congresso já realizaram um tour por diversos locais da cidade, para conhecer as iniciativas da capital para transformar a vida urbana.
Cidade única
Uma das participantes do evento é a comitiva de Tampere, na Finlândia, que, mesmo já tendo visitado Curitiba antes, ficou surpresa com a cidade.
“Nós estamos muito impressionados. A cidade está sempre em progresso e tem muito cuidado com questões importantes, como sustentabilidade e transporte. É também um exemplo de modernidade e segurança”, afirma o vice-prefeito de Tampere, Lauri Savisaari.
Ele também ressalta que Curitiba tem atrativos que ainda não viu em outras cidades, principalmente no Brasil.
“Curitiba tem um aspecto europeu, mas é muito única mesmo assim, especialmente em comparação com outras cidades brasileiras. As canaletas exclusivas para ônibus foi o que me chamou mais atenção nesse sentido”, completa Savisarri
Reconhecimento internacional
Já os representantes da cidade Santa Maria da Feira, em Portugal, estão visitando Curitiba pela primeira vez, e a cidade correspondeu às expectativas.
“Nós nunca tínhamos vindo a Curitiba, mas já sabíamos da fama que essa cidade tem por sua modernidade. Ela realmente merece todo o reconhecimento que tem ao redor do mundo, tudo funciona muito bem aqui”, relata o membro da comitiva, Amadeu Albergaria.
Ele também destacou os parques e áreas verdes, que estão espalhados por toda a cidade. “Só nesse tempo que estamos aqui, percebi a alta quantidade de parques em Curitiba, o que é muito bom. Esse lugar onde está acontecendo o congresso, o Parque Barigui, é muito bonito”, afirma Albergaria.
O Congresso
O XVII Congresso Internacional de Cidades Educadoras acontece de 21 a 24 de maio no Centro de Eventos Positivo e no Salão de Atos do Parque Barigui, e é sediado de maneira inédita na capital do Paraná.
O evento conta com a participação de mais de 136 cidades de 12 países, com cerca de 400 inscritos. Confirmaram presença, entre outros, Finlândia, Espanha, Portugal, Coreia do Sul, Bélgica, Letônia, Porto Rico, México e Polônia. Entre os municípios brasileiros estão São Paulo (SP), Florianópolis (SC), Passo Fundo (RS) e Londrina (PR).
O evento é realizado pela Associação Internacional das Cidades Educadoras e Prefeitura de Curitiba, com patrocínio da Aprende Brasil, Arlequim e Compass, e apoio do Museu Oscar Niemeyer (MON), Sanepar e Curitiba Convention e Visitors Bureau.