Professores universitários japoneses vindos da capital Tóquio e das cidades de Hiroshima e de Nagoya visitaram nesta segunda-feira (13/1) as sedes do Hipervisor Curitiba e do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).
A comitiva japonesa é formada pelos professores Fumihiko Nakamura (Universidade de Tóquio), Takayuki Morikawa (Universidade de Nagoya), Akimasa Fujiwara (Universidade de Hiroshima), Ayako Taniguchi (Universidade de Tsukuba) e Fumitaka Kurauchi (Universidade de Gifu).
Integram o grupo também a coordenadora da representação do Equador da Japan Internacional Cooperation Agency (JICA), Tsugumi Seki; os professores assistentes da Universidade de Nagoya Yurie Toyama e Gen Hayauchi; e Sarika Okami, da Yachiyo Engineering Co.Ltd.
Eles vieram conhecer a operação da plataforma de convergência e compartilhamento de dados públicos e o planejamento urbano da capital.
Mais de 1 mil visitantes
Esta é a primeira comitiva estrangeira que visita o Ippuc em 2025. No ano passado, instituto recebeu 1.129 visitantes distribuídos em 78 delegações, 33 comitivas internacionais com 622 membros e 45 nacionais (507 integrantes), vindas de vários estados brasileiros.
São políticos, técnicos e engenheiros que vêm conhecer o modelo consagrado pela capital paranaense referência mundial em planejamento urbano, sustentabilidade, excelência em serviço público, que rendeu a Curitiba 175 prêmios, entre eles o de cidade mais inteligente do mundo e comunidade mais inteligente do mundo, representados pela concessão da tríplice coroa das premiações mais importantes de smart cities do mundo.
Por dentro do Hipervisor Curitiba
O grupo japonês foi acompanhado por Hannah Iganaki, da Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, e foi recebido pelo diretor do Hipervisor Curitiba, Oscar Schmeiske. Na apresentação feita em língua inglesa, os visitantes tomaram conhecimento de que o Hipervisor é dotado de ferramentas capazes de coletar, processar e distribuir informações em formatos que permitem, a todas as áreas, gerir serviços em tempo real e fazer o planejamento de políticas públicas.
São ações baseadas na transição digital para melhor gerenciar a prestação de serviços públicos na cidade e promover intercâmbios econômicos, sociais e culturais.
Curitiba conectada
O professor Fumihiko Nakamura, coordenador do grupo, achou muito interessante o modelo de operação do Hipervisor Curitiba, que funciona conectado com o transporte coletivo (CCO da Urbs), trânsito, Muralha Digital, Central 156, Google e outros.
“No ano passado eu estive em Curitiba e achei a ideia muito boa, mas muito conceitual. Agora estamos vendo como as coisas funcionam na prática. Tem muitos casos úteis que se relacionam com esse conceito. No Japão, existem agências como essa, mas são independentes na maioria dos casos. Aqui, é tudo interconectado, então há muitas possibilidades”, apontou o professor.
Planejamento elogiado
O professor Nakamura citou que sua relação com a capital paranaense é antiga e data de 1995, quando assistiu a uma apresentação do planejamento urbano da cidade no Japão. De lá para cá, ele acompanhou o desenvolvimento do planejamento urbano da cidade e elogiou as soluções implantadas.
“Eu fiquei muito impressionado com aquela apresentação e acompanhei ao longo dos anos a sua evolução. O sistema de transporte terrestre é muito bem conectado. Curitiba não é uma cidade rica, mas de alguma forma foi possível realizar isso. É uma mudança impressionante e isso é muito único de Curitiba”, elogiou o professor japonês.
Inovação urbana
No final da manhã dessa segunda-feira, a comitiva japonesa assistiu a uma apresentação no auditório do Ippuc sobre os projetos que tornaram Curitiba referência em inovação urbana.
O grupo foi recebido pela coordenadora de Relações Externas do Ippuc, Daniele Moraes.
Ela explicou aos visitantes que o planejamento urbano de Curitiba nasceu com o Ippuc em 1965, baseado no tripé transporte público, sistema viário e uso do solo. Estas diretrizes garantiram que Curitiba tivesse um planejamento com ocupação linear e homogênea do seu território.
A comitiva japonesa também conheceu como surgiram os BRTs e a concepção dos corredores exclusivos, as canaletas, sistema que já foi copiado por mais de 250 cidades do Brasil e do mundo e agora a atualização deste modal, com a mudança para matriz elétrica, atendendo as metas do Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba, (PlanClima).
Cidade-esponja
Dentro desse conceito, também foi relatada a importância dos 52 parques urbanos criados em Curitiba, que tornou a cidade uma das pioneiras no conceito de “cidades-esponja”, que preservam as faixas de drenagem de rios e ajudam a prevenir enchentes. Os parques também evitam novas ocupações irregulares e oferecem aos moradores uma alternativa de lazer e recreação integrados com a natureza.
Visita à Urbs
Além das visitas ao Hipervisor Curitiba e Ippuc, a comitiva também vai conhecer o sistema de transporte coletivo de Curitiba. A visita à sede da Urbs está agendada para o dia 15/1, às 14h.