O prefeito Eduardo Pimentel recebeu, na manhã desta sexta-feira (4/4), no Memorial de Curitiba, no São Francisco, uma comitiva de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais de sete países da América Latina. O grupo formado por 47 autoridades está em Curitiba há três dias para conhecer os programas e projetos de mobilidade, transporte público, sustentabilidade, planejamento urbano, tecnologia e inovação desenvolvidos na capital paranaense.
“Curitiba é aberta para o mundo, principalmente para as nossas cidades-irmãs da América Latina. Contem com o nosso apoio técnico e informações, temos muito o que compartilhar e também queremos receber as ideias inovadoras de vocês”, disse o prefeito.
A comitiva latino-americana tem representantes de cidades da Bolívia, Porto Rico, Costa Rica, Paraguai, Equador, Peru e Uruguai.
Além do Centro Histórico, eles também conheceram o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), o Instituto Cidades Inteligentes (ICI), a Fazenda Urbana e Rua da Cidadania do Cajuru, a Urbs, o Mercado Municipal, a Câmara Municipal, os programas de reciclagem, destino correto do lixo e geração de energia limpa da Pirâmide Solar da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, como funciona o Destino Turístico Inteligente (DTI) Curitiba e a Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.
Eduardo Pimentel explicou ainda como funciona o programa de redesenvolvimento e revitalização do Centro de Curitiba, tudo o que a Prefeitura está fazendo para que as famílias voltem a ocupar e passear pela região, como as ações culturais e de lazer do Domingo do Centro. “Hoje é sexta-feira e eu dedico o dia para estar no Centro. Aqui onde estamos, o Memorial de Curitiba, é um grande complexo cultural da cidade. No domingo acontece a maior feira artesanal da cidade aqui na frente, a Feira do Largo da Ordem”, explicou o prefeito.
Cidade inteligente
A prefeita de Otavalo (Equador), Anabel Hermosa Acosta, disse que Curitiba é uma referência para todas as cidades da América Latina. “O transporte coletivo, com o BRT, o planejamento urbano e o cuidado com os resíduos sólidos que existem aqui comprovam que é uma cidade inteligente. Foi uma experiência enriquecedora conhecer essas ideias. Vida Curitiba e viva a América Latina”, disse Anabel.
Para o prefeito de Veja Baja (Porto Rico), Marcos Cruz Molina, Curitiba se destaca em várias áreas e foi muito importante a oportunidade que a comitiva teve para esse intercâmbio de ideias.
“Tivemos uma experiência única aqui em Curitiba, podemos comprovar o planejamento, a eficiência do transporte público e o crescimento que a cidade teve ao longo dos anos”, afirmou Molina.
O assessor-chefe de Relações Internacionais e do Cerimonial da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó, o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marino Galvão Júnior, e a diretora de Educação Ambiental do Meio Ambiente, Leila Maria Zem, também participaram da reunião no Memorial de Curitiba.
A comitiva da América Latina foi organizada por Christian Alanis Siles, diretor da Agência Continental de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, com sede na Bolívia.
Aula de história
Ao sair do Memorial de Curitiba, o prefeito também conversou com 35 estudantes do Colégio Madre Clélia, do Capão Raso, que tiveram uma aula externa nesta sexta-feira (4/4), no Memorial de Curitiba. “Aqui é um ponto turístico muito importante da cidade. Conta a história de Curitiba e estamos dentro do Centro Histórico. Aproveitem essa visita”, disse Eduardo Pimentel, que fez foto com as professoras e os alunos de 7 anos.