Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Cidade aberta ao mundo

Comitiva de sete países da América Latina visita Curitiba para conhecer inovações urbana

Prefeito Eduardo Pimentel participa de econtro com comitiva de prefeitos da America Latina. Curitiba, 04/04/2025. Foto: Pedro Ribas/SECOM

O prefeito Eduardo Pimentel recebeu, na manhã desta sexta-feira (4/4), no Memorial de Curitiba, no São Francisco, uma comitiva de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais de sete países da América Latina. O grupo formado por 47 autoridades está em Curitiba há três dias para conhecer os programas e projetos de mobilidade, transporte público, sustentabilidade, planejamento urbano, tecnologia e inovação desenvolvidos na capital paranaense. 

“Curitiba é aberta para o mundo, principalmente para as nossas cidades-irmãs da América Latina. Contem com o nosso apoio técnico e informações, temos muito o que compartilhar e também queremos receber as ideias inovadoras de vocês”, disse o prefeito.

A comitiva latino-americana tem representantes de cidades da Bolívia, Porto Rico, Costa Rica, Paraguai, Equador, Peru e Uruguai. 

Além do Centro Histórico, eles também conheceram o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), o Instituto Cidades Inteligentes (ICI), a Fazenda Urbana e Rua da Cidadania do Cajuru, a Urbs, o Mercado Municipal, a Câmara Municipal, os programas de reciclagem, destino correto do lixo e geração de energia limpa da Pirâmide Solar da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, como funciona o Destino Turístico Inteligente (DTI) Curitiba e a Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.

Eduardo Pimentel explicou ainda como funciona o programa de redesenvolvimento e revitalização do Centro de Curitiba, tudo o que a Prefeitura está fazendo para que as famílias voltem a ocupar e passear pela região, como as ações culturais e de lazer do Domingo do Centro. “Hoje é sexta-feira e eu dedico o dia para estar no Centro. Aqui onde estamos, o Memorial de Curitiba, é um grande complexo cultural da cidade. No domingo acontece a maior feira artesanal da cidade aqui na frente, a Feira do Largo da Ordem”, explicou o prefeito.

Cidade inteligente

A prefeita de Otavalo (Equador), Anabel Hermosa Acosta, disse que Curitiba é uma referência para todas as cidades da América Latina. “O transporte coletivo, com o BRT, o planejamento urbano e o cuidado com os resíduos sólidos que existem aqui comprovam que é uma cidade inteligente. Foi uma experiência enriquecedora conhecer essas ideias. Vida Curitiba e viva a América Latina”, disse Anabel.

Para o prefeito de Veja Baja (Porto Rico), Marcos Cruz Molina, Curitiba se destaca em várias áreas e foi muito importante a oportunidade que a comitiva teve para esse intercâmbio de ideias. 

“Tivemos uma experiência única aqui em Curitiba, podemos comprovar o planejamento, a eficiência do transporte público e o crescimento que a cidade teve ao longo dos anos”, afirmou Molina.

O assessor-chefe de Relações Internacionais e do Cerimonial da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó, o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marino Galvão Júnior, e a diretora de Educação Ambiental do Meio Ambiente, Leila Maria Zem, também participaram da reunião no Memorial de Curitiba.

A comitiva da América Latina foi organizada por Christian Alanis Siles, diretor da Agência Continental de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, com sede na Bolívia.

Aula de história

Ao sair do Memorial de Curitiba, o prefeito também conversou com 35 estudantes do Colégio Madre Clélia, do Capão Raso, que tiveram uma aula externa nesta sexta-feira (4/4), no Memorial de Curitiba. “Aqui é um ponto turístico muito importante da cidade. Conta a história de Curitiba e estamos dentro do Centro Histórico. Aproveitem essa visita”, disse Eduardo Pimentel, que fez foto com as professoras e os alunos de 7 anos.