Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Referência em Trânsito

Comitiva de Maceió conhece a estrutura de trânsito de Curitiba

Comitiva de Maceió conhece a estrutura de trânsito da Prefeitura de Curitiba. Foto: Setran

Uma comitiva formada por servidores da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (AL), conheceu a estrutura de monitoramento e controle de trânsito da Prefeitura de Curitiba nesta semana, em uma visita com duração de três dias. 

Além de visitar as dependências da Superintendência de Trânsito (Setran), a comitiva teve um interesse especial pela Escola Pública de Trânsito (EPTran). O local é considerado referência nacional entre as instituições de educação para o trânsito e deve servir como modelo para a criação de uma escola pública de trânsito na capital alagoana.

 “Tem sido uma visita enriquecedora, estamos levando bastante bagagem por parte dessas ações educativas desenvolvidas aqui, além de todo o conteúdo e embasamento legal para a implantação da escola pública de trânsito em Maceió”, conta Inês Pessoa, assessora de educação para mobilidade da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió. 

Leia mais: Comitiva de Goiás conhece a Escola Pública de Trânsito de Curitiba

Organização

No primeiro dia da visita, a comitiva foi recebida na EPTran pela superintendente de Trânsito de Curitiba, Rosângela Battistella, pelo diretor da EPTran Claudionor Agibert e pelo gestor de projetos da EPTran Eduilio Sampaio. Eles puderam conhecer a estrutura da Setran e assistiram a uma apresentação específica da EPTran.

Segundo Battistella, a estrutura e organização das atividades é o que atrai o interesse de outros municípios.

“Temos uma excelente estrutura, com um trabalho de educação no trânsito consolidado há anos. É uma alegria e um orgulho compartilhar essa experiência com outras cidades”, destaca a superintendente.

Capacitação

De acordo com Agibert, no segundo dia da visita, além de conhecer a estrutura e funcionamento da escola, parte da comitiva também passou por capacitação. “O pessoal recebeu um treinamento para a capacitação de monitores em operações escola, eventos e igreja realizado nas dependências da EPTran”, explica ele.

Agibert conta ainda que o município de Joinville (SC) também solicitou agenda para uma visita.

“Nós recebemos vários pedidos pelo Brasil de cidades que querem melhorar sua escola pública de trânsito ou criar a sua própria escola. Eles vêm até aqui para verificar como fazemos nossas atividades e desenvolvemos esse trabalho”, conta o diretor.

No último dia, os alagoanos conheceram o Departamento de Fiscalização (DTF) da Superintendência de Trânsito de Curitiba (Setran), onde foram recebidos pelo diretor José Carlos Felipus Costa, o coordenador Alvacir Gonçalves Mendes, a coordenadora Luiza Ferreira do Nascimento Nadolny e toda a equipe de gerentes do DTF.  No local, a comitiva visitou toda estrutura e, inclusive, participou de uma blitz. 

Comitiva

Fazem parte da comitiva da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió, o secretário adjunto José Constantino Assis; o diretor de operações e mobilidade, José Cícero da Silva; a especialista em transporte e trânsito, Aldinete Dantas Alexandre e a assessora de educação para mobilidade, Inês Pessoa.

LEIA MAIS

Escola Pública de Trânsito inspira Macaé