A comitiva da cidade japonesa de Himeji, que está em Curitiba esta semana para as celebrações de 40 anos de irmandade entre as duas cidades, acompanhou nesta quarta-feira (8/5) uma atividade do Linhas do conhecimento, programa da Educação que tranforma a cidade numa imensa sala de aula a céu aberto. No Memorial Paranista, no Parque São Lourenço, que estava lotado de turistas, estudantes da rede municipal e japoneses aprenderam sobre a vida e a obra de João Turin.
A presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Castro, apresentou o Memorial aos japoneses, incluindo o ateliê, as obras expostas e o Parque São Lourenço. “É uma honra apresentar a obra deste nosso ilustre escultor e o movimento paranista à comitiva de Himeji, bem como mostrar o funcionamento do ateliê”, comentou Ana Castro.
Os estudantes, além da visita ao Memorial, assistiram à peça teatral "Teimosinho e Mandão". Participaram 75 estudantes do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental das Escolas Municipais Eny Caldeira e Duílio Calderari, ambas no Boa Vista.
“Eu adoro este parque e adoro atividades da escola ao ar livre”, contou Alice Marques da Silva, matriculada na unidade Duílio Calderari. Gabriela Voziniak também estava empolgada. “A gente aprende bastante assim, conhecendo os lugares”, disse a menina.
O Memorial
Inaugurado em 2021 pelo prefeito Rafael Greca, o Memorial Paranista abriga dezenas de obras doadas ao Estado do Paraná pela Família Lago (detentora dos direitos autorais de João Turin) e por sua vez cedidas em comodato para o município de Curitiba.
Linhas
O programa Linhas do Conhecimento, criado em 2017, já soma 309 mil participações de estudantes durante práticas de exploração e conhecimento da cidade em aulas de campo, propostas lúdicas e projetos em museus, Faróis do Saber e Inovação, parques e praças. Atende todas as escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Curitiba. Este ano, traz propostas inéditas que incluem a Casa de Leitura Miguel Cervantes, Centro Cultural PUC-PR, Casa Romário Martins, Solar do Barão, entre outros.
A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, explica que o Linhas foi instituído com a intenção de fortalecer a consciência urbana, a sustentabilidade e o pertencimento. “Com o Linhas, a cidade é uma sala de aula a céu aberto”, resume a secretária.
Programação
A comitiva de Himeji ficará em Curitiba até esta quinta-feira (9/5) e participa desde segunda-feira (6/5) de diversas atividades em parceria com a Prefeitura, como eventos culturais, visitas a pontos importantes, apresentação de projetos da Prefeitura e um concerto na Capela Santa Maria. A coordenação e organização das agendas é feita pela Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba.
A irmandade entre Curitiba e Himeji foi oficializada em 14 de maio de 1984, pela Lei 6.484. Desde então, as duas cidades têm mantido um estreito vínculo, promovendo a colaboração em diversas áreas em busca de benefícios mútuos. Localizada na região de Kansai, Himeji é 25ª cidade mais populosa do Japão, com 530 mil habitantes. A cidade é conhecida pelo Castelo Himeji, uma construção de mais de 400 anos que sobreviveu a desastres naturais e à Segunda Guerra Mundial.