Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Cidade Inteligente

Comitiva da ICF conhece Farol do Saber e Inovação, espaço maker utilizado por estudantes de Curitiba

Visita da Agência Curitibacom o auditor do ICF Doug Mc Collough, ao Farol Manuel Bandeira. Curitiba28/08/2023. Foto: Luiz Costa/ SME.

Inovação na rede municipal de ensino foi um dos destaques da agenda desta segunda-feira (28/8) do auditor da organização canadense Intelligent Community Forum (ICF) Doug McCollough, que está em Curitiba para conhecer boas práticas voltadas às comunidades inteligentes da cidade.

Representante da ICF, que elege todos os anos a Comunidade Mais Inteligente, o auditor visita esta semana vários equipamentos públicos em Curitiba, uma das finalistas da premiação.

No Farol do Saber e Inovação Manuel Bandeira, junto à Escola Municipal Herley Mehl (bairro Pilarzinho), McCollough conheceu o espaço maker utilizado pelos estudantes do Ensino Fundamental.

O auditor foi acompanhado pela secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, pelo presidente da Agência Curitiba, Dario Paixão, e pela diretora do Departamento de Desenvolvimento Profissional da Educação, Estela Endlich.

Um dos destaques do Farol Manuel Bandeira foi o desenvolvimento da sementeira criada para proteger as folhas da araucária da ação das formigas. A invenção nasceu depois de meninos e meninas observarem o prejuízo sofrido pelas plantas no pomar da escola.

Desta vez, os estudantes do 6º e 7º ano apresentaram um projeto para ampliar a sala de robótica da escola. “Este tipo de projeto aproxima os estudantes do uso da tecnologia”, comentou McCollough.

O estudante José Henrique Carvalho, de 12 anos, disse que adora participar da robótica, montando robôs e ajudando na programação. "Gosto muito de aprender", disse o menino.

“Atividades como esta trazem reflexões e soluções para o dia a dia. São essas crianças que vão fazer a Curitiba do futuro”, comentou a secretária Maria Sílvia.

Desde 2017, das oficinas de criatividade dos Faróis do Saber e Inovação têm saído soluções inovadoras que ajudam a melhorar a vida de toda comunidade.

Entre os projetos estão skate especial para um estudante com dificuldade de locomoção, guindaste hidráulico, proteção para sementes de araucária, projeções holográficas.

Os Faróis do Saber e Inovação são uma evolução dos Faróis do Saber, criados por Greca década de 1990, durante a primeira gestão como prefeito de Curitiba. Antes estruturas com livros e acesso à internet, agora os faróis têm também impressoras 3D para criação de protótipos, com a orientação de professores da rede municipal que passam por formação continuada.

A agenda da tarde desta segunda-feira incluiu ainda uma visita à Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

Em alta