Com o objetivo de conhecer as experiências exitosas do planejamento urbano de Curitiba, uma delegação composta por dez profissionais colombianos esteve na capital do Paraná e na quinta-feira (21/11) visitou a Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab). Intermediada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a visita teve a participação de gestores da prefeitura da cidade de Cali e membros do setor construtivo da cidade colombiana.
A delegação recebeu as boas-vindas do presidente da Cohab, José Lupion Neto, e em seguida acompanhou uma apresentação conduzida pela diretora técnica Melissa Kesikowski sobre o histórico de atuação da companhia, os desafios atuais e as alternativas encontradas por Curitiba para viabilizar habitação de interesse social frente a um cenário desafiador.
“Para nós a apresentação foi ótima, esse intercâmbio entre cidades é muito importante para o aprendizado de quem participa. O BID trabalha com Curitiba há muitos anos, e sabemos que a cidade é um centro de excelência em termos de planejamento urbano e execução de projetos”, destacou o especialista em desenvolvimento urbano e habitação do BID, Jason Anthony Hobbs.
A apresentação contou com técnicos da Cohab das áreas técnica, social e de comercialização. Os visitantes puderam tirar dúvidas sobre a captação de recursos, aprovação de projetos, fila de inscritos no programa habitacional, critérios de atendimento, regularização fundiária e outros assuntos relacionados ao setor de habitação popular.
Cali
Terceira cidade mais populosa da Colômbia, Cali possui 2,3 milhões de habitantes e recentemente lançou o projeto Cali500+, uma iniciativa que pretende construir uma cidade mais inclusiva, próspera e sustentável, por meio de um plano colaborativo que reúne o setor público, o setor privado, universidades e a comunidade.
A cidade completará 500 anos em 2036 e o objetivo do projeto é impulsionar o progresso até esta importante data e deixar um legado para o futuro. Estiveram presentes Diana Rojas, diretora do Cali 500+; Monica Cadavid, coordenadora de alianças estratégicas Cali 500+; Isabella Zuluaga, coordenadora de gestão do conhecimento Cali 500+; Edwin Segura, coordenador da revisão e adequação do Plano de Ordenamento do Território, da prefeitura de Cali; Hernan Duarte, coordenador técnico do Departamento Administrativo de Planejamento da prefeitura de Cali; Lina Nuñez, coordenadora da equipe de Sistemas Territoriais da Prefeitura de Cali; Alexandra Cañas, diretora Camacol Valle; Luis Fernando Taylor, diretor técnico Camacol Valle; e Tania Vidal, da Construtora Meléndez.
Antes de visitar a Cohab, a delegação esteve no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e na Urbs, além de visitar a Torre Panorâmica, terminais de transporte, o Parque Tanguá e a Fazenda Urbana do Cajuru.
BID
O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) já financiou uma série de projetos urbanos em Curitiba. Na área habitacional destaque para a urbanização da Vila Nori, no Pilarzinho - projeto que transferiu para casas novas 200 famílias que habitavam um fundo de vale e implantou o Bosque da Colina onde ficava a antiga ocupação irregular. O projeto da Prefeitura de Curitiba foi premiado com o Selo de Mérito na categoria Grandes Intervenções Urbanas com Impactos Regionais.
O BID também viabilizou recursos para a urbanização da Vila Acrópole, no Cajuru, com a construção dos conjuntos Moradias Alamanda e Moradias Acrópole, que totalizam 174 casas e sobrados. As áreas de preservação liberadas após os reassentamentos foram revitalizadas com a implantação de canchas esportivas, parquinho infantil e plantio de árvores.
Atualmente o BID investe no Projeto Novo Inter 2, que dará um salto qualitativo no sistema de transporte público da cidade.