Uma comissão da Prefeitura de Curitiba, coordenada pelo presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Thiago Ferro, recebeu um grupo formado por pessoas em situação de rua, nesta quinta-feira (6/6). Durante a reunião, no Palácio 29 de Março, foram debatidos temas sobre a política e o atendimento oferecido a essa população na cidade.
“O aperfeiçoamento da política deve ser contínuo e estamos abertos para o diálogo, para que tenhamos resultados efetivos”, disse Thiago, ao lado do secretário do Abastecimento, Luiz Gusi, do presidente da Companhia de Habitação de Curitiba (Cohab), José Lupion Neto, e do diretor da Guarda Municipal, Odgar Nunes Carloso.
A comissão da população em situação de rua, liderada por Leonildo José Monteiro Filho, coordenador do Movimento Nacional de População de Rua do Paraná, reivindica a destinação de recursos específicos para atendimento às pessoas em situação de rua e projetos para moradia, trabalho, alimentação que atenda casos particulares, esporte, lazer e cultura, além de um censo.
Thiago destacou que o atendimento às pessoas em situação de rua acontece de forma intersetorial e que a FAS, como gestora da política da assistência do município, tem esse público como uma das prioridades. “Nesta gestão foi implantada uma diretoria específica para atender essa população e trabalhamos para garantir dignidade a todos. Ninguém quer que existam pessoas em situação de rua, principalmente em Curitiba, que é uma cidade de frio rigoroso”, disse.
O presidente da FAS falou dos serviços ofertados pelo município, que começa pela abordagem social, modalidades de acolhimento e de um dos focos da gestão: a qualificação profissional. “Apenas em junho estão sendo ofertadas 3.023 vagas em cursos por meio do programa Liceus de Ofícios, todos são gratuitos e abertos para toda a comunidade.” Para Thiago, o trabalho é a porta de saída para todas as pessoas que querem deixar as ruas.
Participaram da reunião a chefe de gabinete do prefeito Rafael Greca, Cibele Fernandes Dias, o deputado estadual Goura, da Comissão de Direitos Humanos e da Cidadania da Assembleia Legislativa do Paraná, a vereadora Professora Josete, a diretora de Atenção à População em Situação de Rua da FAS, Maria Alice Erthal, e o coordenador do Instituto Nacional de Direitos Humanos da População em Situação de Rua, o antropólogo Tomás Melo.