Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Assistência social

Comissão da Prefeitura recebe representantes da população de rua

Uma comissão da Prefeitura de Curitiba, coordenada pelo presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Thiago Ferro, recebeu um grupo formado por pessoas em situação de rua. Curitiba, 06/06/2019. Foto: Ricardo Marajó/FAS

Uma comissão da Prefeitura de Curitiba, coordenada pelo presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Thiago Ferro, recebeu um grupo formado por pessoas em situação de rua, nesta quinta-feira (6/6). Durante a reunião, no Palácio 29 de Março, foram debatidos temas sobre a política e o atendimento oferecido a essa população na cidade.

“O aperfeiçoamento da política deve ser contínuo e estamos abertos para o diálogo, para que tenhamos resultados efetivos”, disse Thiago, ao lado do secretário do Abastecimento, Luiz Gusi, do presidente da Companhia de Habitação de Curitiba (Cohab), José Lupion Neto, e do diretor da Guarda Municipal, Odgar Nunes Carloso.

A comissão da população em situação de rua, liderada por Leonildo José Monteiro Filho, coordenador do Movimento Nacional de População de Rua do Paraná, reivindica a destinação de recursos específicos para atendimento às pessoas em situação de rua e projetos para moradia, trabalho, alimentação que atenda casos particulares, esporte, lazer e cultura, além de um censo.

Thiago destacou que o atendimento às pessoas em situação de rua acontece de forma intersetorial e que a FAS, como gestora da política da assistência do município, tem esse público como uma das prioridades. “Nesta gestão foi implantada uma diretoria específica para atender essa população e trabalhamos para garantir dignidade a todos. Ninguém quer que existam pessoas em situação de rua, principalmente em Curitiba, que é uma cidade de frio rigoroso”, disse.

O presidente da FAS falou dos serviços ofertados pelo município, que começa pela abordagem social, modalidades de acolhimento e de um dos focos da gestão: a qualificação profissional. “Apenas em junho estão sendo ofertadas 3.023 vagas em cursos por meio do programa Liceus de Ofícios, todos são gratuitos e abertos para toda a comunidade.” Para Thiago, o trabalho é a porta de saída para todas as pessoas que querem deixar as ruas.

Participaram da reunião a chefe de gabinete do prefeito Rafael Greca, Cibele Fernandes Dias, o deputado estadual Goura, da Comissão de Direitos Humanos e da Cidadania da Assembleia Legislativa do Paraná, a vereadora Professora Josete, a diretora de Atenção à População em Situação de Rua da FAS, Maria Alice Erthal, e o coordenador do Instituto Nacional de Direitos Humanos da População em Situação de Rua, o antropólogo Tomás Melo.