O prefeito Rafael Greca anunciou nesta quarta-feira (24/7), no salão paroquial da Igreja Santa Cândida, durante a audiência pública da Administração Regional Boa Vista, o início o programa de pavimentação de ruas de saibro. A previsão é de que, até o fim de 2020, 100 quilômetros serão asfaltados.
A primeira etapa das obras conta com o investimento de cerca de R$ 7 milhões e levará novo pavimento a 27 ruas que cortam bairros de oitos das dez administrações regionais de Curitiba. As obras de pavimentação com asfalto irão alcançar nos próximos dias 4.975 metros de vias antes cobertas por saibro.
Diante de centenas de moradores da região, Greca enalteceu o início da transformação das ruas de saibro.
“Quem gosta de poeira e lama? Vamos dar mais qualidade de vida a esses curitibanos que tanto sonhavam com a chegada do asfalto”, ressaltou o prefeito.
Ele informou que as obras começam ainda nesta semana na Rua Vera Lúcia Vieira Bartenick, no bairro Santa Cândida. A via que receberá pavimento asfáltico no trecho entre as ruas Hildo da Paz e Doutor Álvaro Teixeira Pinto.
Há 40 anos morando na rua, Cecília Barchik Kulik se emociona quando fala sobre a melhoria.
“Cansei de comer pó e agora estou batendo palmas para a chegada desse asfalto. Enfim, vida nova”, disse Cecília.
Além da Rua Vera Lúcia Vieira Bartenick, outras duas ruas da Regional Boa Vista passarão a contar com piso de asfalto: A Coronel Domingos Soares (Bairro Alto), a partir do cruzamento com a Rua Marquês de Abrantes até se transformar na Rua Arno Feliciano de Castilho; e a Rua Paulino Franco de Carvalho (Santa Cândida), da esquina com a Rua Jair do Nascimento César até o final da via. No total, 535 metros das três ruas terão obras.
Obras chegam a mais sete regionais
A Regional Santa Felicidade contará com obras em cinco ruas, totalizando 685 metros de asfalto. A Rua Antonio Kolody (Butiatuvinha) ganhará novo pavimento em dois trechos, em quadras onde a via fica sem saída. A Rua Fernando Corrêa de Azevedo (Santa Felicidade) será asfaltada no trajeto entre a Aboud Khalil e a Oswaldo Oto Stephanes. Também será implantado o novo pavimento nas ruas Francisco Boscardin (Cascatinha), partindo do cruzamento com a Avenida Manoel Ribas e seguindo até o fim da rua; José Boiko (Santo Inácio), da esquina com a João Batista Dallarmi até o fim da rua; e a José Wisnievski (Butiatuvinha), entre a Gerd Claassen e o final da rua.
A Rua Joaquim Caetano da Silva, no bairro Santa Quitéria, abrangência da Administração Regional Portão, terá 118 metros de asfalto novo, no trecho entre as ruas Bocaiúva e Dona Eleusina Plaisant.
Duas ruas da Regional Boqueirão terão obras de pavimentação. A Rua Octacyr Reinaldo Mion ganhará asfalto em 2 trechos: entre as ruas André Ferreira Camargo e Antônio Rebelatto e entre a Victor Stec e a São Jorge. A Rua Professor José Nogueira dos Santos, no Boqueirão, será requalificada entre a Frei Henrique de Coimbra e a Linha Verde. Somados, os trechos com novo pavimento chegam a 730 metros.
Quatro ruas da Regional Cajuru em 513 metros passarão a contar com piso de asfalto. No Uberaba, as obras serão na Rua Benjamim Gelinski (entre a Rua Atílio Piloto até o antipó) e na Rua Pelaguia Lipinski Mikos (entre as ruas Waldomiro Daldigan e Benjamim Gelinski). No Alto Cajuru, a Rua Doutor João Luiz Bettega, no trecho entre a Leonardo Gelinski e a Leonardo Novicki, terá novo pavimento. E, no Capão da Imbuia, a implantação ocorrerá na Rua Osvaldo Campos, entre as ruas Osmário de Lima e Frederico Stadler Júnior.
Na Regional Cidade Industrial de Curitiba, duas ruas terão implantados 882 metros de pavimento asfáltico. A Estrada Velha do Barigui, no São Miguel, ganhará asfalto entre a Doutor Mário Jorge e a Rua dos Palmares, e Rua Lins de Vasconcelos (CIC), na parte entre a Ricardo Emílio Michel e a Estrada Velha do Barigui.
Quatro ruas da Regional Bairro Novo serão alcançadas pela implantação de asfalto. A Rua Antônio José Bonato (Ganchinho), da esquina com a Rua Silvio Corazza até o cruzamento com a Rosildo Portela; a Rua Carolina Dybas (Umbará), no trecho entre as ruas Vanaflores de Lima Kern e Coronel Guilherme Theodor Buest; a Rua Enzo Scaletti (Guanchinho), entre a
Rua Guaçuí e a Rua Jornalista José Pedro dos Santos; e a própria Rua Jornalista José Pedro dos Santos, da Rua Guaçuí até a ligação com o pavimento existente. São 644 metros em obras para a regional.
As obras desta fase inicial do pacote de transformação das ruas de saibro serão concluídas na Regional Tatuquara, com seis ruas e 868 metros de piso em asfalto de qualidade. As melhorias serão levadas para a Rua Dalva de Oliveira, entre as ruas Odir Gomes da Rocha e Albor Pimpão de Almeida; para toda a extensão da Rua Edisson Elleri Faust; para a Rua Ferdinand Oto Müller, na parte que começa na altura da Rua Enette Dubart e vai até a esquina com a Rua Eloyla Polsin; para dois trechos da Rua Delegada Ieda Cistina Ribeiro, entre a Deputado Vidal Vanhoni e a Heron Wanderley e no trecho entre as ruas João Enéas Ramos de Sá e Carlos Munhoz da Rocha; para toda a extensão da Travessa Jardel Filho; e para a Rua Doutor Paulo Júlio Fonseca Bittencourt, partindo da esquina com a Rua Hamilcar Pizatto e seguindo até o cruzamento com a Rua Edisson Eleri Faust.