Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Bairro Novo da Caximba

Com visita à Pirâmide Solar, Prefeitura de Curitiba abre projeto pelo protagonismo dos jovens em questões climáticas

Jovens do Caximba visitam Pirâmide Solar e assumem protagonismo em questões climáticas e de igualdade. Foto: Divulgação

Jovens do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professora Maria Gai Grendel, no Bairro Novo da Caximba, participaram nesta sexta-feira (4/4) de uma visita à Pirâmide Solar da Prefeitura, construída sobre o antigo aterro sanitário do local. A atividade faz parte do projeto Jovens Protagonistas pelo Clima, que tem como objetivo sensibilizar a juventude local sobre os impactos ambientais no território onde vivem e estimular ações concretas em defesa da sustentabilidade e da justiça social.

A visita marca o início das ações práticas do projeto, que integra o Plano de Ações de Gênero (PAG) vinculado ao Programa de Gestão de Risco Climático (PGRC) Bairro Novo da Caximba. A proposta é preparar os estudantes para se tornarem lideranças comunitárias conscientes das questões ambientais, de gênero e de direitos humanos.

Até agosto deste ano, os jovens participarão de encontros semanais, sempre às sextas-feiras, com atividades formativas e práticas realizadas na escola e em espaços externos. A programação inclui oficinas, rodas de conversa, mutirões, passeios educativos e mobilizações comunitárias, envolvendo também famílias e moradores da Caximba.

Além de ampliar o conhecimento sobre os desafios climáticos e sociais da região, o projeto busca fortalecer os laços comunitários e estimular o protagonismo da juventude na construção de um futuro mais justo e sustentável. Entre as atividades previstas, estão o mutirão de limpeza e mobilização no território, marcado para 5 de julho, e um passeio educativo ao Jardim Botânico, agendado para 1º de agosto.

Jovens Protagonistas pelo Clima é coordenado pela Secretaria da Mulher e Igualdade Étnico-Racial, com apoio financeiro da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e execução da consultoria FOZ. A iniciativa conta com a participação integrada de diversas secretarias municipais, entre elas, Meio Ambiente, Educação, Saúde, Esporte, Lazer e Juventude, além da Unidade Técnico Administrativa de Gerenciamento (Utag), Cohab, Fundação de Ação Social (FAS) e apoio da direção e professores da escola.

Força de transformação

Com base em dados da pesquisa realizada pela Apoena Socioambiental em 2023, que revelou a expressiva presença de jovens na Caximba — 16,1% da população tem entre 10 e 17 anos e o número de crianças no bairro é o dobro da média de Curitiba —, o projeto parte da premissa de que a juventude deve ser ouvida e envolvida nas decisões sobre seu território.

“Mais do que formar estudantes, queremos formar lideranças comunitárias sensíveis às questões climáticas, sociais e de gênero. São esses jovens que irão conduzir os próximos passos da mudança em suas comunidades”, destaca Aline Betheuser, diretora da Secretaria da Mulher e Igualdade Étnico-Racial e responsável pelo projeto.

Ao reconhecer os impactos concretos do PGRC no cotidiano da comunidade, o projeto visa garantir que essas mudanças urbanas sejam acompanhadas por transformações sociais igualmente profundas. E coloca os jovens como principais agentes dessa transformação.