Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Cidade inteligente

Com Vale do Pinhão, Curitiba vence o prêmio Latam Smart City Awards 2021

Cerimônia de entrega do Latam Smart City Awards 2021, em Merida (México). Os vencedores em todas as categorias do Latam Smart City Awards 2021. Foto: Divulgação

 

O Vale do Pinhão, movimento da Prefeitura e ecossistema de inovação, responsável pela maior transformação econômica sustentável e de cidade inteligente da capital, garantiu a Curitiba o prêmio Latam Smart City Awards 2021, o mais importante da América Latina voltado a iniciativas de cidades inteligentes. É a segunda vez que Curitiba recebe a premiação internacional. Em 2018, a capital venceu o Latam Smart City Awards com o aplicativo Saúde Já.

Curitiba conquistou o Latam Smart City Awards 2021 com o Vale do Pinhão concorrendo na categoria Ciudad Latam, que reconhece planos estratégicos e de grande escala de ecossistemas de inovação que combinam projetos e iniciativas para a consolidação de cidades inteligentes que apostam em serviços e soluções inovadoras para seus cidadãos. O Saúde Já foi premiado na categoria Transformação Digital. 

Neste ano, Curitiba venceu o Latam Smart City Awards 2021 concorrendo com Montevidéu (Uruguai) e Bucaramanga (Colômbia).

O anúncio do novo prêmio de Curitiba foi feito, na noite de quarta-feira (6/10), em Merida (México), durante o Smart City Latam Congress. O evento é organizado pela instituição Fira Barcelona em colaboração com a ONU Habitat.

O prefeito Rafael Greca comemora mais este reconhecimento internacional do Vale do Pinhão e de Curitiba com o prêmio Latam Smart City Awards 2021. “A cidade mais empreendedora do Brasil vem articulando, desde 2017, este movimento do Vale do Pinhão que une a Prefeitura e todo o ecossistema de inovação no desenvolvimento de soluções inovadoras para todos os curitibanos em áreas como empreendedorismo, reurbanização, mobilidade urbana, saúde, educação e meio ambiente”, salienta ele.

O prefeito lembra que o trabalho conjunto do poder público e de todo o ecossistema tem ajudado no crescimento econômico da capital, mesmo com a pandemia. “Como resultado, Curitiba obteve mais um recorde na geração de empregos. Foram 36.179 vagas com carteira assinada de janeiro a agosto deste ano, o maior volume dos últimos 18 anos, e consolida o ritmo de retomada do emprego após a pandemia de covid-19”, cita ele.

Greca destaca ainda que o município vem fomentando esse ambiente de inovação do Vale do Pinhão com várias ações inéditas de governança, com a cidade inclusive agora na palma da mão do cidadão. 

Entre 2017 e 2021, Curitiba resgatou o seu DNA inovador com iniciativas do Vale do Pinhão como os Faróis do Saber e Inovação; a digitalização de serviços públicos como os aplicativos Saúde Já, Curitiba APP, 156, Estar Digital e Urbs Táxi Curitiba, cadastro para creches e das áreas de urbanismo (alvará on-line), finanças e meio ambiente; a promulgação da Lei de Inovação; a retomada de programas de fomento e capacitação empreendedora como Tecnoparque e Bom Negócio; o programa Rosto da Cidade (de renovação do Centro Histórico e bairros); os Liceus de Ofícios e Inovação; o Fab Lab Cajuru; a  Fazenda Urbana de Curitiba; a isenção de EstaR para carros elétricos; o Bairro Novo do Caximba, o primeiro bairro inteligente do Brasil; e projetos de micromobilidade urbana e programas de eficiência energética, como a futura Pirâmide Solar e ônibus elétricos da nova Linha Inter II.

"Estamos criando uma nova cultura inovadora de cidade inteligente, voltada ao cidadão, com uso da tecnologia aliada do crescimento sustentável, adoção de gestão e governança mais modernas e aposta na economia criativa e colaborativa”, afirma o prefeito.

LEIA TAMBÉM

Reconhecimento 

Greca foi representando na cerimônia de premiação no México por Alessandra Reis, coordenadora de Cidades Inteligentes e Internacionalização da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação. O órgão é ligado ao município e responsável por promover as políticas de empreendedorismo e inovação no Vale do Pinhão, em parceria com instituições públicas e privadas. 

O prêmio a Curitiba foi entregue pelo governador da Provìncia de Yucatán, Maurício Vila Dosal. "Um prêmio muito merecido por Curitiba", disse o governador mexicano. Alessandra agradeceu em nome do prefeito Rafael Greca. 

Categorias

O prêmio Latam Smart City Awards 2021 reconhece e identifica iniciativas implementadas em cidades da América Latina que, por meio de ideias inovadoras, tenham promovido o desenvolvimento urbano sustentável, melhoria da qualidade de vida, criatividade, competitividade e governança eficiente.

A edição de 2021 do prêmio latino-americano teve projetos inscritos por governos, empresas, centros de pesquisa e startups de países latino-americanos.

Na etapa final eram três finalistas por categoria, um total de 15. Além da Ciudad Latam, o prêmio de 2021 tem vencedores nas categorias Transformação Digital; Desenvolvimento Urbano, Sustentabilidade e Mobilidade; Equidade e Sociedade Colaborativa; e Reativação Socioeconômica, esta última inédita e criada para reconhecer ações durante a pandemia.

Concorrendo na categoria Equidade e Sociedade Colaborativa, Salvador (BA) recebeu o Latam Smart City Awards 2021 por seu programa Ecossistema de Cidade Digital: Democratizando o Conhecimento.

Em alta