A Fundação de Ação Social (FAS) mantém os serviços que oferece à população, mesmo durante o período de vigência dos decretos municipal e estadual que suspendem várias atividades até o próximo dia 8, em função do avanço da covid-19 no Paraná.
Os dez Núcleos Regionais instalados nas Ruas da Cidadania continuam em funcionamento, das 8h às 18h. O horário de atendimento dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) - porta de entrada para os serviços da assistência para as famílias em vulnerabilidade - permanece das 10h às 16h, o mesmo desde o início da pandemia.
Nessas unidades, a população pode solicitar alimentos e produtos de higiene pessoal. O monitoramento das famílias acompanhadas pelos Cras se mantém remotamente.
O mesmo horário é adotado pelos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), que atendem pessoas com direitos violados. O atendimento presencial continua para situações ligadas a solicitações emergenciais, de procura espontânea e demandas que chegam aos canais de denúncia, como a Central 156, Disque Idoso Paraná e Disque 100, do governo federal.
Abordagem social
A abordagem social à população em situação de rua permanece funcionando 24 horas por dia, sete dias da semana. O trabalho é vinculado à Central de Encaminhamento Social (CES), que recebe pedidos da população à Central 156, e se tornou uma referência para esse público, no Centro da cidade.
Os Centros de Referência Especializados para a População em Situação de Rua (Centros POP), que antes da pandemia funcionavam durante o dia, continuam a atender 24 horas para garantir que os usuários não precisem voltar para as ruas e fiquem protegidos do novo coronavírus.
O programa Liceu de Ofícios, que oferta cursos profissionalizantes gratuitos para a população, continua com as atividades suspensas, desde 2020, para evitar aglomerações e garantir a prevenção da covid-19. Apenas um curso, de inclusão digital para idosos, acontece on-line, desde dezembro.
Trabalhador
Com o decreto municipal, as unidades do Sistema Nacional de Emprego (SINE) suspenderam desde segunda-feira (1/3) o atendimento aos trabalhadores que precisam dar entrada ao seguro-desemprego. Este era o único serviço mantido presencialmente aos trabalhadores.
A mudança não traz prejuízos já que todos os serviços ofertados pelo Sine podem ser acessados de forma on-line usando um computador ou celular. Para isso, basta entrar no Portal Emprega Brasil (empregabrasil.mte.gov.br) ou usar o aplicativo Sine Fácil, que está disponível para aparelhos de celular com sistema Android e IOS.
A busca por vagas de emprego pode ser feita também pelo site da Prefeitura de Curitiba, no link https://www.curitiba.pr.gov.br/servicos/vagas-de-emprego/159.
Desde o início da pandemia, a FAS criou um email exclusivo para tirar dúvidas dos trabalhadores, no período de suspensão dos serviços. É o atendimentosine@curitiba.pr.gov.br.