Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Parceria Público-Privada

Com PPP, Curitiba espera reduzir a conta de luz em mais de 30% em dois anos

Com PPP, Curitiba espera reduzir a conta de luz em mais de 30% em dois anos. Foto: Divulgação

Até junho, a empresa responsável pela concessão administrativa dos serviços de iluminação pública de Curitiba terá concluído o levantamento detalhado de cada um dos cerca de 157 mil pontos que compõem o parque de iluminação da cidade. O contrato da parceria público-privada (PPP) entre a Prefeitura de Curitiba e a Engie Soluções Cidades Inteligentes e Infraestrutura de Curitiba S.A. foi assinado na última semana. Curitiba espera reduzir a conta de luz em mais de 30% em dois anos.

Esta é a primeira PPP realizada pela Prefeitura de Curitib. A meta é que até o fim de 2024, todos os 75 bairros da cidade estejam utilizando luminárias LED, de acordo com as normas luminotécnicas aplicadas no Brasil. 

Luminárias de LED são superiores às lâmpadas de vapor de sódio e vapor metálico pela redução do consumo de energia que proporcionam, por sua eficiência e vida útil. Elas iluminam melhor e ainda utilizam componentes recicláveis, que são menos agressivos ao meio ambiente. A iluminação eficiente e adequada das vias aumenta a sensação de segurança da população e permite reduzir os acidentes de trânsito.

Atualmente, segundo levantamento do Departamento de Iluminação da Secretaria de Obras Públicas, 53,37% do parque de iluminação da capital conta com esse tipo de luminária.

Conta de luz

A partir da substituição das lâmpadas por completo na cidade será possível verificar a redução da conta de luz do Município. A expectativa, com a utilização de lâmpadas mais eficientes, é reduzir a conta em pelo menos 30%. No mês de janeiro, por exemplo, a conta de luz paga pela Prefeitura com recursos garantidos pelos cidadãos foi de R$ 2,8 milhões.

“Essa redução que esperamos trará ganhos ao cidadão. Teremos um serviço de iluminação pública de excelência com menor custo, ou seja, com eficiência. O que está previsto em contrato poderá inclusive ser ampliado, conforme a necessidade do Município. Parte dos recursos economizados poderão ser revertidos em outras demandas prioritárias”, afirma o secretário de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), Alexandre Jarschel de Oliveira.

Cidade inteligente

O contrato com a concessionária prevê ainda a iluminação cênica de 141 locais de importância histórica e cultural, implantação de um centro de controle operacional (CCO) e aplicação da tecnologia para ampliar o potencial da iluminação pública.

Vias importantes da cidade terão sistema de telegestão interligado ao CCO. A interligação entre eles permitirá o controle em tempo real das luminárias, identificando falhas e permitindo a execução de comandos a distância. O sistema tecnológico possibilitará ainda a implantação de novos serviços relacionados ao conceito de cidades inteligentes.

As regras contratuais estabelecem ainda que, desde que atendidos critérios rigorosos de avaliação, como índices de desempenho, modernização e ganhos na eficiência energética, a Prefeitura pagará até R$ 1,1 milhão por mês à empresa.

Fiscalização

A partir da assinatura do contrato da parceria público-privada (PPP) entre a Prefeitura de Curitiba e a Engie Soluções Cidades Inteligentes e Infraestrutura de Curitiba S.A caberá à Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) a fiscalização e o acompanhamento de todas as fases e marcos estabelecidos no edital de licitação. Conforme estabelecido no processo, a Smop contará com os serviços da empresa Ernest & Young para fazer a verificação independente , auxiliando o Departamento de Iluminação Pública no monitoramento e fiscalização permanente dos serviços prestados pela Engie.

“Esse acompanhamento abrangerá o detalhamento técnico de sistemáticas, aferição de indicadores de desempenho e de qualidade e fornecimento de relatórios, administrativos e econômico-financeiros, baseados em dados constantes em sistemas e dos que forem obtidos em medições e vistorias dos equipamentos, conforme as condições do edital.

Em alta