A Vila Ludovica e o Moradias Monteiro Lobato II, no Tatuquara, estão recebendo importantes obras de urbanização que vão melhorar a qualidade de vida da população local. Coordenadas pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), as obras de infraestrutura beneficiam diretamente 745 famílias que vivem nas duas vilas.
Estão sendo implantados 3 km de pavimentação de vias, sinalização viária, 2,7 km de meio-fio e 1 km de tubos para as redes de drenagem pluvial. As melhorias beneficiam trechos de 14 ruas nas duas vilas.
A satisfação dos moradores com a obra foi demonstrada pela dona de casa Simone Pereira, de 47 anos. Moradora do Jardim Ludovica desde 2014, ela vive com o marido em uma rua até então de saibro, a Altemar Dutra.
“Ficamos bem felizes quando iniciou a obra. Era uma melhoria que a gente esperava há anos, porque é difícil conviver com o pó que forma em rua de terra, além da lama quando chove. Vai ficar uma maravilha”, destaca.
A execução da pavimentação e drenagem também beneficia o comércio local, como enfatizou a proprietária de lanchonete, Jéssica dos Santos, 31 anos. Moradora da vila há nove anos, ela reside no piso superior do imóvel onde trabalha.
“A obra está avançando rápido, estão trabalhando muito bem. É um certo incômodo momentâneo mas que vale a pena por um bem maior quando ficar pronto. Para nós comerciantes é excelente, pois as melhorias valorizam o ponto”, afirma.
Ruas
Na Vila Ludovica estão sendo beneficiadas seis ruas entre a João Goulart e a Eleonora Brasil Pompeo, com um total de 1,3 km de pavimentação nas proximidades do Terminal do Tatuquara: Paulino Silva, Irineo Maksemiv, Elisete Cardoso, Walter Sprengel, Altemar Dutra e Celso Aarão.
O processo de aprovação do loteamento está em sua fase final. Após a regularização dentro dos parâmetros urbanísticos do município, os moradores poderão acessar suas escrituras de propriedade.
O Moradias Monteiro Lobato II, já regularizado, está recebendo as obras de infraestrutura nas ruas Dalva de Oliveira, Clara Kaheler, Itacir Luiz Miola, Isabel Ribeiro, Engenheiro João Kloss, Albor Pimpão de Almeida, Francisco Strobach Filho e Milton Carlos.
“Habitação popular não é restrita à construção de casas. Também fazem parte do trabalho obras de urbanização que colaboram no processo de regularização de loteamentos, para que os moradores passem a ser os proprietários oficiais de seus lotes”, explica o presidente da Cohab, José Lupion Neto.
Recuperação ambiental
Também no Tatuquara, a Vila Beira Rio está recebendo obras de recuperação ambiental, em uma área que havia sido degradada pela ocupação indevida. Após a transferência das famílias para terrenos seguros, o local está sendo revitalizado com o plantio de 1,6 mil metros quadrados de grama, 295 mudas de árvores, implantação de pista de caminhada e cancha de mini-futebol.
“Por determinação do prefeito Rafael Greca, as intervenções da Cohab contam com responsabilidade ambiental, seja com a liberação de margens de rios, painéis de energia fotovoltaica nas casas ou as obras de revitalização”, explica Lupion.