Dircele Aparecida Lourenço, de 42 anos, moradora da Rua Newton Laporte, no bairro Lamenha Pequena, é porta-voz da vizinhança ao comentar o início das obras da Prefeitura de Curitiba no local. “Todo mundo falava que a rua precisava de asfalto, então agora está todo mundo muito feliz”, conta Dircele.
A via, até então de saibro, vai ser coberta por asfalto em 334 metros, além de receber serviço completo de drenagem com boca-de-lobo, galeria pluvial e meio-fio.
Na área de abrangência da Regional Santa Felicidade, a rua é uma das 72 de pavimento primário e será contemplada na sétima etapa do programa Asfalto No Saibro, lançada pelo prefeito Rafael Greca em 18 de agosto.
Nesta nova fase, 25 bairros de oito administrações regionais serão contemplados e a cidade garantirá contará com mais 18.743 metros de bom pavimento onde antes havia saibro, buracos, poeira e lama. Todas as vias inseridas no programa recebem também as obras de drenagem.
“Não importa o que acontecer aqui, o bom é que teremos asfalto”, comenta Dircele. De acordo com a moradora, a obra não incomoda porque era aguardada com ansiedade pelos vizinhos.
Outras vias contempladas
Na mesma região, a Rua Lionidetti Sovinski Pacheco também recebe as melhorias do programa no trecho de 309 metros desde a Soledade Regina Sanzovo Mourão até o fim da via. Iniciadas há pouco mais de uma semana, as obras têm previsão de serem concluídas em no fim de novembro
Outra obra já programada para iniciar em outubro é a da Rua Laurina Marcondes Ribeiro, ao longo de 209 metros desde a Rua Soledade Regina Sanzovo Mourão até o fim da via.
Além das intervenções já programadas, está em processo de licitação a obra que vai cobrir de asfalto também a Rua Gentil Antunes Branco, no bairro Santa Felicidade, no trecho entre Wanda Wolf e Desembargador Nobre de Lacerda, numa extensão de 202 metros.
As obras têm a coordenação e fiscalização da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop). O secretário da pasta destaca a importância de ações do programa Asfalto no Saibro.
"São intervenções que estão transformando a paisagem de Curitiba, trazendo uma qualidade de vida para todos, especialmente para aqueles que vivem nas áreas mais remotas da cidade. Asfalto e drenagem mudam o dia a dia das famílias que passam a viver com mais dignidade”, disse Rodrigues.
A inclusão de vias no programa ocorre por meio de solicitações dos cidadãos feitas à Central 156 e ao programa Fala Curitiba, que realiza consultas públicas para envolver a comunidade na decisão do planejamento urbano.
Asfalto no Saibro
Ações como essa integram o programa Asfalto no Saibro. Lançado em 2018 pelo prefeito Rafael Greca, a iniciativa já se expandiu por 112 km de ruas em bairros das dez administrações regionais.
Além de transformar ruas antes sem infraestrutura em vias seguras e confortáveis, o programa é importante para aquecer a economia local. A estimativa é que as obras gerem cerca de 460 empregos diretos e indiretos.
Destaques do programa
O investimento nos sete lotes de obras desta sétima etapa será de aproximadamente R$ 75 milhões.
- Sétima etapa: 18.743 metros de nova pavimentação.
- Obras em 72 ruas, 25 bairros, em 8 administrações regionais.
- Desde 2018: 112.800 metros de vias asfaltadas.
- Obras em 513 ruas, 45 bairros desde 2018.
- 535 intervenções executadas (em algumas vias mais de um trecho contemplado) desde o início.