Em sua casa em Santa Felicidade, a empreendedora Heloisa Soares mantém o estoque de sua representação de roupas infantis, atende vizinhas em busca de coleções para os filhos e divulga nas redes sociais as marcas comercializadas. Desde o começo de setembro, ela também reserva parte do dia para aprender no Bom Negócio – Vale do Pinhão, nova versão do programa de capacitação em gestão empresarial da Prefeitura, voltada agora ao fomento da inovação.
Lançado pelo prefeito Rafael Greca no início do mês, o curso gratuito já está beneficiando 550 empreendedores da capital. Heloisa conta que finalizou as aulas à distância das Rotas I e II, etapas iniciais do Bom Negócio – Vale do Pinhão, e está muito empolgada em participar da Rota III, que começa em outubro com encontros presenciais.
Ela revela que com a capacitação está conseguindo reorganizar todo o negócio. “A gente aprende a montar o plano, analisando todas as ferramentas e oportunidades. Também aprendi sobre marketing, não entendia nada sobre o tema”, cita.
LEIA MAIS:
A empreendedora garante ainda que está mais segura sobre as questões financeiras, após se capacitar nos módulos sobre o tema. “Percebi que estava cometendo alguns erros e ficando naquele círculo vicioso em que percebemos que está errado, mas não sabemos como mudar”, lembra. O principal deles, segundo ela, é misturar as contas da empresa e pessoais. “Antes eu cometia este erro. Agora, não faço mais.”
As inscrições e aulas à distância das Rotas I e II são continuadas. Já a inscrição para a Rota III está aberta, tem vagas limitadas e os encontros presenciais ocorrem entre outubro e dezembro.
O Bom Negócio – Vale do Pinhão é promovido pela Agência Curitiba, órgão ligado à Prefeitura, em parceria com 23 instituições, entre universidades, entidades de fomento, especialistas em gestão e terceiro setor.
Encontros presenciais
Assim como os colegas empreendedores, Heloisa se prepara agora para assistir ao encontro presencial da Rota II, que ocorre na próxima terça-feira (2/10), no evento Conquer Day, e de todas as aulas presenciais da Rota III.
“Se nas aulas à distância minha noção do negócio já mudou muito, imagine como será com as aulas presenciais e a ajuda dos mentores”, afirma a empreendedora de Santa Felicidade, citando também outro diferencial do programa da Prefeitura: as mentorias com cerca de 100 “padrinhos” que também começam em outubro.
Os encontros da Rota III começam na próxima segunda-feira (1/10). “Serão 56 horas de encontros temáticos, que abordarão temas como gestão inovadora; finanças e sustentabilidade; marketing, tecnologia e novos negócios; gestão de pessoas; mercado, produto, vendas e novo cliente; criatividade e inovação; e startups”, salienta Mari Pessin, assessora técnica da Agência Curitiba e coordenadora do Bom Negócio – Vale do Pinhão.
Os encontros temáticos, com vagas limitadas, ocorrerão em espaços de quatro instituições parceiras do programa, Centro Europeu, UniOpet, Fesp e Universidade Positivo, em vários pontos da cidade (confira a programação de encontros no site).