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Depois do carnaval

Com novidades, Prefeitura começa a ouvir os moradores no Fala Curitiba

O início do Fala Curitiba 2025, no dia 06/3, será a primeira de quatro etapas. O processo termina no fim de agosto. Foto: Daniel Castellano/SMCS (aquivo)

Terminam nesta quinta-feira (27/2), nas regionais CIC, Santa Felicidade e Portão/Fazendinha, as reuniões de apresentação do programa anual de consultas públicas Fala Curitiba para lideranças comunitárias. O programa pergunta aos moradores da cidade em quais obras e serviços os recursos da Prefeitura devem ser investidos para melhorar a vida da coletividade. O Fala Curitiba começa começa no dia 6 de março, logo depois do Carnaval, e terá mudanças.

Entre as novidades está o novo formulário, que oferecerá 21 áreas temáticas. Cada área correspondente a uma política pública da Prefeitura, para a população escolher. Até o ano passado, eram 17 áreas. 

O número aumentou porque o formulário ganhou uma área nova: Desenvolvimento Econômico. Além disso, o segmento Direitos Humanos foi desdobrado em três: Mulher, Igualdade Étnico-racial e População LGBTI+ .

Novidades

Das 21 áreas, o público poderá escolher até cinco. A seguir, nos retângulos em branco do formulário, deverá apresentar as sugestões. Cada um deles é reservado a uma determinada política pública. 

Um detalhe importante: para que as sugestões sejam registradas pelo Fala Curitiba, é preciso que os espaços estejam identificados pelo números corretos das políticas públicas a que se referem. Assim, se a sugestão dada é sobre Esporte e Lazer, o retângulo onde ela foi escrita precisa estar identificado com o número 8.

Os representantes das regionais Matriz e Boa Vista foram os primeiros a conhecer as novidades levadas pela equipe do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap). A presidente do órgão, Beatriz Battistella, participou dos encontros. O Imap coordena o Fala Curitiba e acompanha a implantação das prioridades eleitas pela população.

Para todos os públicos

A diretora do Departamento de Pesquisa e Inovação do Imap, Adriane Santos, explica que o novo formulário será o mesmo disponível no site próprio da consulta, para participar pela internet, ou nos carros do Fala Curitiba Móvel, usando os antigos formulários impressos para preencher à caneta. Os veículos percorrerão os bairros em datas e horários pré-definidos, sempre identificados com a logomarca do Fala Curitiba e tripulados por servidores aptos a esclarecer dúvidas. O roteiro percorrido pela frota de veículos, com datas e horários, está disponível no site da consulta pública.

Facilitar a participação do público é um dos traços democráticos do Fala Curitiba. “Os dois tipos de formulários são soluções que agradam aos mais familiarizados com a tecnologia digital e também aos mais velhos, geralmente menos afeitos a ela”, diz Adriane.

A diretora do Imap observou também que os participantes poderão votar apenas uma vez: ou pela internet ou pelo Fala Móvel. Isso porque, agora, o Fala Curitiba vai considerar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) para registrar a participação do público. 

Se alguém participar pela internet e, depois, tentar fazer o mesmo pelo Fala Móvel, não terá a segunda participação registrada. O objetivo dessa medida é valorizar a qualidade das sugestões, e não a quantidade.

Etapas

O início do Fala Curitiba 2025, no dia 6/3, será a primeira de quatro etapas. O processo termina no fim de agosto:

De 6/3 a 4/4 - o público poderá usar a internet ou o Fala Móvel – um dos quatro carros caracterizados que estacionarão em endereços pré-determinados para a participação na consulta por meio impresso. Será o momento para apontar as sugestões para a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e para o Plano Plurianual (PPA).

De 7/4 a 11/7 - a consulta por internet e Fala Curitiba Móvel, com as sugestões já colhidas em março, resultará um conjunto de assuntos a serem tratados nas reuniões presenciais nos bairros. Esses encontros têm a função de priorizar o que é mais importante para as comunidades, no conjunto de tudo o que foi sugerido. Dependendo da quantidade de indicações de moradores para uma mesma ação, somadas aos votos dados na reunião final, elas poderão ser incluídas na Lei de Diretrizes Orçamentária Anual (LOA).

De 9/6 a 11/7 – Encontros nos bairros.

De 24/8 a 28/8 - Reuniões finais para votação e divulgação das indicações eleitas, em cada regional.