O programa Banco Municipal de Ração, da Prefeitura de Curitiba, foi fortalecido agora em 2025 com a entrada de cinco novas empresas que receberam o Selo Empresa Amiga dos Animais. Cada empresa doou 1 tonelada de ração para o Banco Municipal que serão repassadas para protetores independentes de animais e ONGs. Desde que foi criado, o Banco Municipal de Ração já repassou 255 toneladas de ração.
As novas empresas que receberam o Selo Empresa Amiga dos Animais são a Hiperzoo, Rei dos Animais e Condor pelo segundo ano consecutivo, e Adimax e Drogavet pela primeira vez.
Nessa terça-feira (8/4), 17 protetores independentes de animais foram retirar rações do Banco Municipal de Ração no Centro de Referência de Animais em Risco (Crar), que fica na Rua Lodovico Kaminski, 1.381, CIC.
Para Sandra Mara Goes Gonçalves, protetora independente, que tem 15 cães e 3 gatos em casa e há 25 anos cuida de animais, o Banco Municipal de Ração é fundamental para os protetores. “Nossa, é uma ajuda maravilhosa. Conheço o Crar faz anos e sempre participo das feiras de adoção e dos eventos de castração da Prefeitura”, disse Sandra.
Os 19 cães mantidos pela protetora Marize Sydney também vão se alimentar com a ração do Banco Municipal. “Já peguei ração aqui no Crar outras vezes. A Prefeitura de Curitiba neste aspecto é maravilhosa para nós, com a doação de rações e com o programa municipal de castrações gratuitas de cães e gatos. A equipe do Crar é sensacional, dão uma força incrível para nós”, disse Marize.
Fica Comigo
A protetora Carla Negochadle, da ONG Fica Comigo, levou 15 sacos de 20 quilos de ração, 300 quilos no total para os 297 cães que mantém na instituição. “Esse programa da Prefeitura é sensacional, ajuda bastante. Sempre somos convidados para os eventos da Rede de Proteção e participamos. Quem quiser nos ajudar pode entrar em contato pelo Instagram no @institutoficacomigo_”, disse Carla.
Banco Municipal de Ração
Criado em 2019, pela Lei Municipal 15.449/2019, o Banco Municipal de Ração, através de arrecadações próprias e em parcerias, já destinou 255 toneladas de rações comerciais para cães e gatos resgatados das ruas da cidade. Esse total garantiu aproximadamente 915 mil refeições para animais resgatados em situação de risco por ONGs e protetores independentes, além daqueles mantidos por pessoas em condição de vulnerabilidade social.
O Banco Municipal de Ração também enviou 1.450 quilos de ração para apoiar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, além de medicamentos veterinários. O programa incentiva e auxilia no trabalho de ONGs e protetores de animais, e todo mundo pode doar, desde pessoas físicas a empresas.