Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Desenvolvimento

Com nova subestação, Curitiba amplia autonomia energética

Evento de inauguração da Subestação Curitiba Centro da Copel anexa ao Viaduto do Colorado. Na imagem Prefeito Rafael Greca, Governador Carlos Massa Ratinho Junior, Presidente da Copel Daniel Slaviero e Eduardo Pimentel, Vice Prefeito de Curitiba - Curitiba, 17/09/2019 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

“Um presente para Curitiba”. Foi assim que o prefeito Rafael Greca definiu a nova subestação Curitiba-Centro da Copel, localizada no bairro Jardim Botânico, e a linha de transmissão subterrânea na Avenida Comendador Franco, inauguradas na manhã desta terça-feira (17/9).

Os dois empreendimentos, que operam em alta tensão, receberam investimentos de R$ 174 milhões por parte do Governo do Estado. “Esse é um projeto de três anos, que traz tranquilidade e aumenta o potencial da capital para receber novas indústrias”, destacou o governador Carlos Massa Ratinho Júnior.

De acordo com o governador a ampliação da capacidade dá uma sobrevida de 20 anos para a região. Hoje, Curitiba e região metropolitana são atendidas majoritariamente por subestações e linhas de transmissão de 69 mil volts. A substituição por circuitos que operam em tensões maiores, como 138 mil volts e 230 mil volts, vem sendo gradual.

Durante a solenidade, ao lado do vice-prefeito Eduardo Pimentel e do diretor-presidente da (Copel), Daniel Pimentel Slaviero, Greca lembrou do histórico da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel).

“Expresso minha alegria por esse momento histórico de Curitiba e do Paraná. A Copel, orgulho de todos os paranaenses, agora nos dá essa subestação, estabilidade elétrica e a qualidade dessa linha transmissora e subterrânea”, reforçou Greca.

Estiveram presentes, ainda, o presidente do Conselho de Administração, da Copel, Marcel Martins Malczewski; o diretor-presidente da Copel Distribuição, Maximiliano Andres Orfali; diretor Jurídico e de Relações Institucionais, Eduardo Vieira de Souza Barbosa; o diretor de Geração e Transmissão, Moacir Carlos Bertol; e o diretor-presidente da Elejor, João Biral Júnior.

Além do diretor-adjunto de Comunicação, David Campos; diretor de Governança, Risco e Compliance, Vicente Loiácono Neto; e da diretora de Gestão Empresarial, Ana Letícia Feller.

Estrutura

A Subestação Curitiba-Centro foi erguida em uma área de aproximadamente 1,3 mil metros quadrados ao lado do Viaduto do Capanema. É do tipo abrigada e isolada a gás, adequada para área urbana e conta com dois transformadores de 150 megavolt-ampères (MVA).

Para transformar a Avenida Comendador Franco, antes conhecida como Avenida das Torres, foram retiradas 25 torres, 20 superpostes e 42 km de cabos condutores no trecho que vai da Rua Dr. Dário Lopes Dos Santos até a Rua Rosa Mehl, nos Bairros Jardim Botânico, Jardim Das Américas, Guabirotuba e Uberaba.

A rede de alta tensão passa por tubulações enterradas no canteiro central. A linha tem 8 quilômetros de extensão e conecta a nova subestação Curitiba-Centro à subestação Uberaba e é uma das maiores redes subterrâneas em circuito duplo do Brasil.
 

Leia mais

Em alta